Nos termos da Constituição, o período normal de funcionamento da Assembleia da República decorre entre 15 de setembro e 15 de junho. No entanto, seguindo a prática habitual, o Plenário deliberou prolongar os trabalhos parlamentares até ao final de julho. Esta decisão teve em conta o agendamento de projetos e propostas de lei, bem como outras iniciativas legislativas e os trabalhos pendentes nas comissões parlamentares.
Nesta sessão legislativa, a última reunião plenária teve lugar a 17 de julho. As comissões parlamentares mantêm-se em funcionamento até 26 de julho para concluir processos legislativos e apreciar matérias consensuais entre os grupos parlamentares.
Após este período, e antes do reinício dos trabalhos parlamentares em 15 de setembro, a Conferência de Líderes de 20 de agosto agendou uma reunião da Comissão Permanente, com a presença do Primeiro-Ministro, dedicada à situação dos incêndios em Portugal. Está ainda prevista uma nova Conferência de Líderes para o dia 10 de setembro, seguida, na mesma data, de reunião da Comissão Permanente.