A Assembleia da República acolhe a 2.ª edição das Conferências de Lisboa da
Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (AP OSCE) , com a realização da conferência
Segurança na Era da Inteligência Artificial.
A
sessão de abertura conta com a presença do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, da Presidente da AP OSCE, Pia Kauma, da Presidente da Delegação Portuguesa à AP OSCE, Paula Cardoso, e da Secretária-Geral da OSCE, Helga Schmid.
Estão ainda agendados painéis de debate com os temas: Compreender a Inteligência Artificial e seu Impacto na Região da OSCE; Proteger a democracia e promover o desenvolvimento através da inteligência artificial e Regular a inteligência artificial – o papel dos parlamentos nacionais.
Com esta iniciativa a AP OSCE pretende fomentar o diálogo com vista à identificação dos desafios jurídicos, éticos e de direitos humanos associados à implantação da Inteligência Artificial (IA) e explorar quadros políticos e novas vias de cooperação internacional para aproveitar eficazmente o potencial e minimizar as ameaças decorrentes das tecnologias de IA.
A AP OSCE é composta por um total de 323 membros em representação dos Parlamentos dos 57 Estados participantes da OSCE. A principal função desta Assembleia Parlamentar é facilitar o diálogo interparlamentar de forma a permitir a disseminação dos valores democráticos, do Estado de Direito e do desenvolvimento sustentável na região OSCE.
Programa