A Assembleia da República e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) assinalam o Dia Internacional Nelson Mandela, na data do seu nascimento, 18 de julho, às 11h45, na Sala do Senado. Com o intuito de homenagear o legado de Paz, Justiça e Igualdade deixado pelo histórico líder sul-africano e de aproximar os jovens da Assembleia da República, esta celebração conta com a participação da Academia de Líderes Ubuntu, um projeto do IPAV, que envolve mais de 440 escolas nacionais.
Sob o lema “Hoje é Dia de Construir Pontes", a iniciativa tem o seguinte programa:
11h45 | Abertura pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco
12h00 | “A beleza de construir pontes: Histórias de Liderança e Serviço":
Momento dedicado à partilha de histórias e experiências inspiradoras sobre construção de pontes relacionais, protagonizado por Líderes Ubuntu provenientes de diferentes contextos e animado pela Banda Filarmónica Senhor dos Aflitos de Soutocico
12h40 | Encerramento pelo Presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Nunes da Silva
Nelson Mandela foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1993 e é mundialmente reconhecido como o grande impulsionador da luta contra o apartheid, bem como por ter colocado a sua vida ao serviço da humanidade. O Dia Internacional Nelson Mandela, proclamado pelas Nações Unidas a 10 de novembro de 2009, é um apelo à ação aos cidadãos, às comunidades e às organizações para que reflitam sobre os valores e os princípios de Mandela e tenham um contributo positivo para as suas comunidades.
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV a partir da filosofia de ética africana “Ubuntu - Eu sou porque tu és", que visa o desenvolvimento de competências sócio emocionais, com uma forte base experiencial e relacional.