Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais
17 de junho

Assinala-se hoje o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, consagrado por Resolução da Assembleia da República aprovada por unanimidade em 2019, dois anos volvidos sobre o grande incêndio florestal de 17 de junho de 2017, em que, a par de um rasto de destruição cuja marcas são bem visíveis ainda hoje, perderam a vida dezenas de nossos concidadãos, alguns deles ainda crianças.

Este é um Dia dedicado à memória de quem perdeu a vida em incêndios florestais. Um dia que nos convoca à evocação dos homens, das mulheres e das crianças que perderam a vida em 2017, mas, também, de todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal.

Um dia em que devemos reafirmar o nosso empenho em tudo fazer para que uma tragédia como aquela a que assistimos em 2017 não mais se repita.

Um compromisso que é o meu e de todas e de todos quantos, Deputadas e Deputados, representam as Portuguesas e os Portugueses na Assembleia da República.

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República

17.06.2021