Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais
17 de junho

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Comemora-se hoje o primeiro Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, uma iniciativa do Presidente da Assembleia da República que teve o acolhimento unânime dos deputados e a aceitação de todos os quadrantes da comunidade.

Com este dia pretende-se evocar os homens, as mulheres e as crianças que perderam a vida em 2017, mas, igualmente, todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal, como expressamente refere a Resolução da Assembleia da República que institui esta efeméride.

Pretende-se também manifestar solidariedade com as famílias das vítimas e reconhecer o contributo dos agentes de proteção civil e de socorro – os corpos de bombeiros, as forças de segurança, as Forças Armadas, os órgãos da Autoridade Marítima Nacional, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, o INEM, I. P., e demais entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde, e ainda os sapadores florestais – que são chamados a atuar na ocorrência desta calamidade, tantas vezes com prejuízo da própria vida.

A esse propósito, recordem-se os bombeiros e militares falecidos, entre os quais os 25 soldados que tombaram no combate ao grande incêndio da Serra de Sintra de 6 de setembro de 1966.

A escolha da data para assinalar esta efeméride, em resposta ao apelo da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande, não podia deixar de recair sobre o dia 17 de junho, aniversário de um dos mais mortíferos e devastadores incêndios de que há registo, que ficará para sempre gravado na nossa memória.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

_________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem do Observatório Técnico Independente

Mensagem da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande

Resolução da Assembleia da República

17.06.2019