Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Falecimento do Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, Juiz Conselheiro Jaime Octávio Cardona Ferreira

A Assembleia da República informa, com consternação, o falecimento do Juiz Conselheiro Jaime Octávio Cardona Ferreira, Presidente do Conselho dos Julgados de Paz (órgão que funciona junto da Assembleia da República), aos 82 anos.

O Presidente da Assembleia da República expressa o seu pesar, através de mensagem endereçada à Família enlutada:

 «
Ao ser informado do falecimento do Juiz Conselheiro Jaime Cardona Ferreira, endereço à sua Família, em meu nome e em nome da Assembleia da República, a manifestação do mais sentido pesar.

O Juiz Conselheiro Jaime Cardona Ferreira era Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, cargo que, a meu convite, vinha exercendo de forma exemplar, com inegável empenho e dedicação.

 Antigo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal da Relação de Lisboa, o Juiz Conselheiro Cardona Ferreira foi um dos maiores promotores da resolução alternativa de litígios, tendo-se batido, desde longa data, pela criação de uma parceria entre o Estado e as Autarquias capaz de aproximar a justiça dos cidadãos. 

A ele muito se deve a rede de Julgados de Paz que o País hoje conhece.

No momento do seu falecimento, e porque inteiramente justo, é-lhe devido o nosso profundo reconhecimento pelo serviço de prestou a Portugal e aos Portugueses.
 
Eduardo Ferro Rodrigues»

O corpo estará em câmara ardente a partir das 17H00 de hoje na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, realizando-se o funeral amanhã, pelas 9H30.

24.07.2019