Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita Oficial à Nova Zelândia do Presidente da Assembleia da República | 23 a 28 de agosto
Auckland, Wellington e Christchurch

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, inicia esta sexta-feira, 23 de agosto, uma Visita Oficial à Nova Zelândia, a convite do seu homólogo neozelandês, o Presidente da Câmara dos Representantes da Nova Zelândia, Trevor Mallard.

Naquela que é a primeira visita de uma Alta Entidade Portuguesa à Nova Zelândia – e que tem lugar em reciprocidade da Visita Oficial efetuada a Portugal pelo Presidente Trevor Mallard, em abril de 2018 –, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues faz-se acompanhar de uma Delegação Parlamentar que inclui os Deputados Berta Cabral (PSD), Marcos Perestrello (PS) e Isabel Pires (BE) – Grupos Parlamentares com assento na Mesa da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Além dos encontros que manterá com o Presidente da Câmara dos Representantes, Trevor Mallard, com a Vice-Presidente da mesma Câmara, Anne Tolley, e com a Comissão de Negócios Estrangeiros, Defesa e Comércio, o Presidente da Assembleia da República será recebido pela Governadora-Geral da Nova Zelândia, Patsy Reddy, e pela Primeira-Ministra Jacinda Arden, com quem abordará matérias de comum interesse da agenda bilateral e do relacionamento multilateral.

O Presidente Eduardo Ferro Rodrigues participará ainda num Jantar que, em sua honra, oferece o Presidente da Câmara dos Representantes da Nova Zelândia, na sede do Parlamento. O Jantar sucede o Almoço que, igualmente em honra do Presidente da Assembleia da República e Delegação, promove o Grupo Parlamentar de Amizade Nova Zelândia – Europa.

Atestando a importância da primeira visita de alto nível àquele País, o Programa da Deslocação inclui uma forte componente cultural e científica, estando previstas visitas a instituições de referência como o Museu Memorial da Guerra ou a Galeria Toi o Tämaki (em Auckland), o Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa, o Parque Memorial Pukeahi ou o Instituto Nacional de Investigação para a Água e a Atmosfera (em Wellington).

O Programa compreende ainda uma deslocação a Christchurch, cidade que foi palco de três bárbaros atentados em março deste ano, vitimando cinquenta e uma pessoas e causando largas dezenas de feridos.

O Presidente Eduardo Ferro Rodrigues manterá um encontro com a Presidente da Câmara Municipal de Christchurch, Lianne Dalziel, em que participarão outras autoridades locais, e será recebido pelos líderes da Comunidade Islâmica na visita que fará à Mesquita de Al Noor, aí prestando, em nome do Estado Português e dos Portugueses, homenagem às vítimas dos atentados, através da colocação simbólica de uma coroa de flores.

A visita ao Centro Internacional para a Antártida encerra a passagem do Presidente da Assembleia da República e Delegação pela cidade.

22.08.2019