Os serviços do Parlamento prestam assessoria técnica e administrativa ao Plenário, à Mesa, às Comissões parlamentares e a todos os órgãos e serviços que integram a estrutura da AR.
São ainda responsáveis pela elaboração de estudos técnicos especializados necessários à atividade parlamentar, bem como pela gestão administrativa, financeira e tecnológica do Parlamento.
Direção de Apoio Parlamentar | DAP
213 919 219 |
dap.correio@ar.parlamento.pt
Preparação das agendas e outros documentos necessários à realização das reuniões do Plenário, da Conferência de Líderes, da Conferência de Presidentes das Comissões Parlamentares, da Comissão Permanente, das Comissões parlamentares e de outros órgãos parlamentares.
Assessoria em todas as fases do processo legislativo (elaboração de notas de admissibilidade, notas técnicas, quadros comparativos, guiões e relatórios de votação, textos finais e redações finais).
Assessoria no âmbito de diversas atividades parlamentares, como a tramitação das petições, a participação da AR no âmbito do processo de construção da União Europeia e o acompanhamento da gestão orçamental e financeira pública.
Apoio aos Deputados no âmbito do exercício do seu mandato, nos termos previstos no respetivo Estatuto, prestando informação sobre direitos e deveres.
Elaboração das duas séries do Diário da Assembleia da República.
Serviços
Divisão de Apoio ao Plenário
213 919
646 | daplen.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Apoio às Comissões
213 919467 | dac.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Redação
213 919840 | dr.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Informação e Cultura | DIC
213 917 050 |
dic.correio@ar.parlamento.pt
Elaboração e difusão de produtos de informação no domínio da atividade legislativa para apoio aos trabalhos parlamentares.
Apoio bibliográfico aos trabalhos parlamentares: aquisição, gestão e difusão de informação científica e técnica nacional e internacional, bem como de informação produzida pelos órgãos de comunicação social.
Gestão do expediente e do arquivo, contribuindo para a constituição e preservação do património histórico parlamentar (documentação produzida e recebida pela instituição parlamentar, desde 1821 até ao presente).
Edição de publicações e peças exclusivas, comercializadas na Livraria Parlamentar.
Organização de visitas guiadas e gestão do centro de informação e acolhimento ao cidadão.
Conservação, estudo, gestão e inventário do património artístico e arquitetónico da AR.
Serviços
Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar
213 917 153 |
dilp.correio@ar.parlamento.pt
Biblioteca
213 919 341 |
bib.correio@ar.parlamento.pt
Arquivo Histórico Parlamentar
213 917 584 |
ahp.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Edições
213 917 059 |
de.correio@ar.parlamento.pt
Divisão Museológica e para a Cidadania
213 914 126 |
dmc.correio@ar.parlamento.pt
Direção Administrativa e Financeira | DAF
213 917 100 |
daf.correio@ar.parlamento.pt
Gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais.
Implementação de políticas de gestão e valorização dos recursos humanos, nas suas diferentes vertentes, destacando-se a gestão da oferta de formação.
Gestão da creche da AR.
Gestão das inscrições nos regimes de proteção social, designadamente ADSE, Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social.
Elaboração das propostas de orçamento da AR, bem como a respetiva execução, conta e relatório.
Processamento das remunerações, ajudas de custo, despesas de transporte e outros abonos e dos respetivos descontos.
Gestão e manutenção das instalações, dos equipamentos e do parque automóvel.
Aquisição de bens e serviços e realização de empreitadas de obras.
Garantia das condições de funcionamento do Gabinete Médico e de Enfermagem.
Serviços
Divisão de Recursos Humanos e Formação
213 917 182 | 12 602/12 604/12 608 |
drhf.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Gestão Financeira
213 917 010 |
dgf.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Aprovisionamento e Património
213 917 021 |
dapat.correio@ar.parlamento.pt
Gabinete Médico e de Enfermagem
213 917 000 |
gme.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Relações Internacionais, Públicas e Protocolo | DRIPP
213 919 223 |
dripp.correio@ar.parlamento.pt
Assessoria ao Presidente da Assembleia da República no âmbito das relações internacionais e Protocolo nos atos oficiais do Parlamento.
Apoio técnico especializado aos órgãos da AR nas suas funções de representação internacional, incluindo a assessoria às delegações parlamentares permanentes e aos grupos parlamentares de amizade.
Coordenação e execução dos planos de cooperação bilaterais e multilaterais.
Organização de visitas e cerimónias oficiais do Parlamento.
Organização de reuniões nacionais e internacionais, conferências, colóquios e outros eventos.
Gestão dos serviços de transporte e marcação de viagens e alojamento no âmbito das missões oficiais da AR.
Serviços de tradução e interpretação.
Serviços
Divisão de Relações Internacionais e Cooperação
213 919 429 |
dric.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Relações Públicas e Protocolo
213 917 581 |
drpp.correio@ar.parlamento.pt
Direção de Tecnologias de Informação | DTI
213 917 596 |
dti.correio@ar.parlamento.pt
Desenvolvimento e operacionalidade do Sistema de Informação da Assembleia da República (SIAR).
Promoção e divulgação das medidas de segurança mais adequadas à salvaguarda da informação existente no SIAR.
Apresentação de soluções tecnológicas que promovem a automação, desburocratização e simplificação do trabalho parlamentar.
Apoio aos utilizadores através do
helpdesk.
Apoio à realização de conferências, colóquios, videoconferências e outros eventos organizados pela AR.
Realização de ações de formação sobre soluções tecnológicas disponibilizadas.
Implementação das medidas necessárias para garantir o suporte técnico das soluções informáticas existentes na AR.
Serviços
Divisão de Infraestruturas Tecnológicas
213 919 609 |
dit.correio@ar.parlamento.pt
Divisão de Sistemas de Informação
213 919 297 |
dsi.correio@ar.parlamento.pt
Gabinete de Controlo e Auditoria | GCA
213 917 154 | gca.correio@ar.parlamento.pt
Supervisão da execução orçamental e da situação económica, financeira, patrimonial e contabilística dos serviços do Parlamento e das entidades administrativas independentes que funcionam junto deste.
Apresentação de propostas para adoção de sistemas e procedimentos internos de controlo.
Promoção de ações periódicas de auditoria para verificação do cumprimento das normas internas e da legalidade dos respetivos atos e procedimentos, elaboração dos respetivos relatórios e proposta de medidas preventivas e corretivas.
Acompanhamento das auditorias do Tribunal de Contas à AR e às entidades administrativas independentes.
Gabinete de Comunicação | GC
213 910 850 |
gc.correio@ar.parlamento.pt
Gestão do Canal Parlamento, nomeadamente através da programação, gravação e emissão das reuniões plenárias, das reuniões das comissões e de outros eventos parlamentares.
Coordenação dos conteúdos do portal da Internet e da página da Intranet.
Produção de conteúdos explicativos e de divulgação da atividade, da história e do património parlamentar para as plataformas digitais da AR.
Gestão das páginas da AR nas redes sociais.
Conceção gráfica de materiais de apoio aos eventos e atividades do Parlamento
Coordenação do programa Parlamento dos Jovens.
Apoio aos órgãos de comunicação social e envio de comunicados de imprensa.
Divulgação das atividades parlamentares através de anúncios na comunicação social e em espaços públicos.
Apoio audiovisual.
Serviço de Segurança
213 919 497 | servseg.correio@ar.parlamento.pt
Sala de Segurança | 910 016 903 | 213 971 341 | 11 497
Número de emergência interno | 210 916 112 | 11 112
Prevenção, controlo, vigilância, proteção e defesa das instalações e dos bens da AR, dos seus serviços e das pessoas que nela exercem funções e permanecem. O SSAR integra uma Sala de Segurança, um Destacamento da GNR e um Destacamento da PSP, sob o comando e direção do Oficial de Segurança, um Oficial da Guarda Nacional Republicana.