Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Biografia
Natália Oliveira
PS
Nome completo
Natália Teixeira de Oliveira
Data de nascimento
1977-11-16
Habilitações literárias
Mestrado em Direito público internacional\ Direito das Organizações internacionais
Profissão
Administradora/ Consultora Assuntos europeus
Cargos que desempenha
Membro da Comissão Nacional do PS português.
Membro da mesa do Conselho de Administração do Club UNESCO Jean Laurain de Metz.
Membro da mesa do Conselho de Administração do CASAM (Centro de Acolhimento dos Requerentes de Asilo do Distrito de Moselle).
Membro da Mesa Nacional do Movimento Europeu França-Lorena.
Cargos exercidos
Mandato político após nomeação pelo Presidente da Câmara: Vereadora na Câmara de Metz, eleita a 16 de Março de 2008, reeleita a 31 de Março de 2014 até 28 de Junho de 2020: Pelouros: Conservatória, eleições, atendimento ao público, relações com os utentes, atendimento nas dez Câmaras municipais de bairro, Mediação.
Pelouros: Conservatória, eleições, atendimento ao público, relações com os utentes, atendimento nas dez Câmaras municipais de bairro, Mediação. Eleita titular no Conselho da área metropolitana de Metz-Metrópole, de 14 de Abril de 2014 até 28 de Junho de 2020.
Conferencista no quadro da programação da Universidade do Tempo Livre – Ciclo permanente de conferências acerca de Assuntos Europeus na Universidade de Lorena, em Metz em 2012, 2013 & 2014.
Membro da mesa do Conselho de Administração do Centro de Estudos - Casa da Europa - Robert SCHUMAN, em Scy-Chazelles.
Participações e intervenções várias em nome da cidade de Metz em diversos colóquios, encontros europeus, na comissões de trabalho da Associação nacional dos Municípios de França (AMGVF).
Vice-presidente da Federação do PS do Partido Socialista de Moselle, responsável pela Coordenação geral e pela mobilização/formação dos militantes. Membro da Comissão Nacional do PS francês.
Contratada pela Comissão europeia, Direção VII (Eurostat), de Julho de 2003 até 2007: Missão de auditoria junto de peritos mandatados pela Comissão europeia no quadro de 400 contratos privados litigiosos.
Condecorações e Louvores
Vencedora de um Concurso (A4/2005) de Administradora de língua portuguesa do Parlamento europeu para o grupo político S&D em 2006.
Premiada na Promoção de 2009 do Programa de formação política « Jovens Líderes Políticos do Instituto ASPEN França. »
Obras Publicadas
Autora de artigos/crónicas políticas mensais para o Lusojornal desde 2008 : https://lusojornal.com/author/nathaliede-oliveira/
Autora de artigos/crónicas políticas para a Fundação Jean Jaurès: https://studylibfr.com/doc/657911/l-union-de-la-gauche-au-portugal---une-«-belle-alliance
Autora de Notas para a fundação política l’Hétairie em 2019 e 2020 das quais https://www.lhetairie.fr/single-post/uniondelagauchePortugal
Autora de Crónicas para o Think Tank Eurocité em 2018 e 2019: http://eurocite.eu/publications/
Autora de Notas para a Revista das Assembleias municipais de Portugal em 2019 e 2020
Autora de crónicas políticas para e a revista Bird Magazine (multilíngue britânica) desde janeiro 2018.
Autora do Prefácio do livro Terra do Chiculate, relatos da emigração portuguesa em França de Maria Isabel Fidalgo Mateus (2011)
Autora e membro fundador da revista literária online Vita Nova em 2017: www.revue-vitanova.fr onde foi publicado uma introdução da obra poética de Manuel Alegre, entre outros textos.
Títulos académicos e científicos
2000/2001 : Pós-graduação em Direito público internacional/Direito das Organizações internacionais (Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Internacional da Faculdade de Paris I (Panthéon-Sorbonne)/ Especialidade: “Instituições e políticas públicas europeias.”
1999/2000 : Licenciatura/Master em Relações Internacionais/Assuntos Europeus. Felicitações do Júri. Universidade de Lorena - Metz Especialidade : Direito europeu. Redação de uma tese de licenciatura "O mosaico linguístico europeu : que língua(s) para a Europa de amanhã ?" Felicitações do Júri.
1998/1999 : « Licence » francesa em Relações Internacionais/Assuntos europeus. Felicitações do Júri. Especialidade : Direito Constitucional comparado e Direito internacional público.
1995/1996 : Décimo-segundo ano no Liceu Fabert de Metz. Letras & Línguas/ (Baccalauréat francês). Felicitações do Júri.
Comissões Parlamentares a que pertence
Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias [Suplente]
Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Comissão de Assuntos Europeus