Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Sala D. Maria II

Teto da Sala D. Maria II
Teto da Sala D. Maria II, Carlos Pombo, 2007.

A Sala D. Maria II foi concebida, no último quartel do século XIX, especificamente para a realização de conferências entre os Dignos Pares do Reino e integra a galeria de retratos dos Presidentes da Câmara dos Pares.

O pavimento, revestido em parquet, conjuga três madeiras (carvalho, pau-cetim e pau-santo) num trabalho de embutidos que forma motivos geométricos e estrelas nas interseções dos ângulos.

O teto, revestido de estuque trabalhado, foi decorado por Eugénio Cotrim com pinturas em grisaille (tonalidades de cinzento) em tromp-l'oeil (criação de ilusão ótica de perspetiva), simulando baixos relevos com motivos florais e vegetalistas, intercalados com figuras mitológicas e alegóricas (Minerva, Mercúrio, Vénus e Justiça) e com retratos do Duque de Palmela, do Duque de Loulé, da autoria de António Félix da Costa (1887), do Conde do Lavradio e do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Guilherme.

As paredes, apaineladas, foram também pintadas, simulando revestimento de mármore, e decoradas com pequenos retratos a óleo sobre tela, integrados em cartelas ovais de gesso com ornatos, adossadas à própria parede, retratando Fontes Pereira de Melo, João Crisóstomo, da autoria de Veloso Salgado, Duque de Ávila e Bolama e José Rodrigues de Carvalho, da autoria de J. Ribeiro Júnior.

Já no início do século XX, esta galeria dos Presidentes da Câmara dos Pares foi ampliada com os retratos de Barjona de Freitas, da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, de Luís Bívar, da autoria de Carlos Reis, e António Teles de Vasconcelos, da autoria de José Malhoa.

À esquerda da entrada, dominando toda a sala pelas suas monumentais dimensões, destaca-se um retrato de corpo inteiro da Rainha D. Maria II, pintado a óleo sobre tela. No quadro, destaca-se igualmente o busto de seu pai, D. Pedro IV, e a Carta Constitucional por ele outorgada em 1826, sobre a qual a rainha apoia a mão. Trata-se de uma cópia de autor desconhecido do retrato existente no Palácio da Ajuda, concebido por Ferdinand Krumholz.

Na parede oposta, encontra-se uma lareira com azulejos polícromos de motivos vegetalistas e zoomórficos, com a chaminé de mármore, decorada com brutescos neoclássicos de inspiração renascentista.

Esta sala é atualmente utilizada para reuniões da Conferência de Líderes, onde, sob a presidência do Presidente da Assembleia da República e com a presença de um representante do Governo, são programados os trabalhos parlamentares.

É também na Sala D. Maria que reúne a Conferência dos Presidentes das Comissões Parlamentares. Igualmente dirigida pelo Presidente da Assembleia da República, este órgão reúne os Presidentes das Comissões Parlamentares (permanentes e eventuais), acompanhando e deliberando sobre aspetos comuns ao seu funcionamento.

Sala D. Maria II
Sala D. Maria II, J. Fernandes, 1914.
Sala D. Maria II
Sala D. Maria II, Carlos Pombo, 2007.