Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Versão Inglesa Versão Francesa
Os cidadãos
* ComunicAR * Subscrever conteúdos * Versão áudio * ARtv-emissão em direto * Contactos * Mapa do site * Correio do cidadão Botão para executar a pesquisa Pesquisa avançada
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Registo de Interesses
Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital
Comissões Parlamentares
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Relações Internacionais
Assuntos Europeus
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais
Diário da Assembleia da República
Gestão do Parlamento
Biblioteca, Arquivo e Documentação
Legislação
Visitas ao Parlamento
Livraria Parlamentar
Prémio Direitos Humanos

Visitas ao Parlamento

Imprimir página
Vasco da Gama Fernandes (1908-1991)

Retrato do Dr. Vasco da Gama Fernandes, Presidente da Assembleia da República de Julho de 1976 a Outubro de 1978

 Retrato do Dr. Vasco da Gama Fernandes, Presidente da Assembleia da República de julho de 1976 a outubro de 1978, da autoria de Pedro Girão, 1997


Vasco da Gama Fernandes foi advogado e político. Destacou-se desde os tempos de estudante como opositor ao Estado Novo, tendo sido por diversas vezes preso pela polícia política.
Na década de 30 adere à Aliança Republicana e Socialista (ARS), em 1943, ao Movimento de Unidade Nacional Antifascista e, dois anos mais tarde, é um dos fundadores do Movimento de Unidade Democrática (MUD).
Em 1947 colabora na fundação do Partido Trabalhista e, em 1973, na do Partido Socialista (PS).
Após a Revolução "dos cravos" de abril de 1974. Foi eleito Deputado pelo PS, Vice-Presidente da Assembleia Constituinte e, quando reeleito Deputado, foi o primeiro Presidente da Assembleia da República Portuguesa (1976-1978).
Em 1979 demitiu-se do Partido Socialista, aderindo depois à Frente Republicana e Socialista (FRS) e, mais tarde, funda o Partido Renovador Democrático (PRD). Por este partido foi eleito Deputado nas eleições legislativas de 1985 e 1987.
Símbolo da acessibilidade Acessibilidade Ficha técnica Administrador Reserva de Propriedade Política de Privacidade Cookies
© Assembleia da República