Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Versão Inglesa Versão Francesa
Os cidadãos
* ComunicAR * Subscrever conteúdos * Versão áudio * ARtv-emissão em direto * Contactos * Mapa do site * Correio do cidadão Botão para executar a pesquisa Pesquisa avançada
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Registo de Interesses
Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital
Comissões Parlamentares
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Relações Internacionais
Assuntos Europeus
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais
Diário da Assembleia da República
Gestão do Parlamento
Biblioteca, Arquivo e Documentação
Legislação
Visitas ao Parlamento
Livraria Parlamentar
Prémio Direitos Humanos

Visitas ao Parlamento

Imprimir página
Tito de Morais (1910-1999)

Retrato do Eng.º Manuel Tito de Morais, Presidente da Assembleia da República de Junho de 1983 a Outubro de 1984

 Retrato do Eng.º Manuel Tito de Morais, Presidente da Assembleia da República de junho de 1983 a outubro de 1984, da autoria de Pinheiro de Santa Maria, 1998


Manuel Alfredo Tito de Morais, formado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Gand (Bélgica), foi militante e um dos fundadores do Partido Socialista (PS).
Em 1945 foi membro da Comissão Central do Movimento de Unidade Democrática (MUD). Condicionalismos políticos levaram-no a passar por Angola, França, Brasil, Argélia, Suíça, Itália e Alemanha. Na Argélia foi dirigente da Junta de Salvação Nacional e, em Genebra, em 1964, fundou a Associação Socialista Portuguesa (ASP), que deu origem ao Partido Socialista em 1973.
Foi Deputado à Assembleia Constituinte em 1975 e Deputado à Assembleia da República no ano seguinte. Entre maio de 1979 e abril de 1980 desempenhou o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Ocupou a vice-presidência da Assembleia da República entre 1977 e 1983, ano em que foi eleito Presidente deste órgão (até 1985).
No 6.º Congresso do Partido Socialista assume a presidência do partido, entre 1986 e 1988.
Símbolo da acessibilidade Acessibilidade Ficha técnica Administrador Reserva de Propriedade Política de Privacidade Cookies
© Assembleia da República