Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Francisco Margiochi (1774-1838)

Matemático e professor de profissão, Francisco Simões Margiochi foi eleito Deputado pela primeira vez em 1821 e, em finais desse ano, foi eleito por duas vezes Vice-Presidente da mesa das Cortes.

De entre as iniciativas que propôs durante a sua atividade parlamentar destacam-se os projetos de abolição do Juízo da Inconfidência, de extinção do Tribunal da Inquisição e de criação das Guardas Nacionais.

Como consequência do movimento absolutista da Vilafrancada, refugia-se pela primeira vez em Inglaterra, onde tem oportunidade de dedicar mais tempo à produção científica, da qual resultou a sua obra capital, Instituições Matemáticas.

A outorga da Carta Constitucional por D. Pedro V, em 1826, motiva o seu regresso a Portugal, mas a restauração do regime absolutista de D. Miguel, em 1828, leva-o novamente ao exílio.

Foi Ministro da Marinha entre 1833 e 1834. Nesse mesmo período, é nomeado Conselheiro de Estado vitalício e Par do Reino.

Busto de Francisco Margiochi, da autoria de Anatole Calmels.