Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Reunião Extraordinária do Grupo Geopolítico dos 12+ | 2 de junho de 2018 | Sala do Senado
Reunião Extraordinária do Grupo Geopolítico dos 12+ | 2 de junho de 2018 | Sala do Senado
A União Interparlamentar (UIP) foi criada em 1894, mas as suas origens remontam a 1889, quando, por iniciativa do Reino Unido e da França, se celebrou a primeira Conferência Interparlamentar sobre arbitragem internacional, na qual estiveram presentes delegados de nove países.

Portugal esteve representado, pela primeira vez, na terceira Conferência que teve lugar em Roma em 1891, conjuntamente com a Roménia, Suécia e Suíça, a qual contou com a participação de dezasseis Estados.

A UIP é, atualmente, a organização internacional dos Parlamentos do Estados soberanos. Nos termos dos seus Estatutos, aprovados pela RAR n.º 60/2004, de 19 de agosto, partilha os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalha com a ONU em estreita colaboração para o desenvolvimento das instituições representativas e na promoção da paz e cooperação internacional, apoiando sobretudo os objetivos das Nações Unidas.

A UIP é um fórum de concertação interparlamentar à escala mundial contando com 173 membros representados pelos Grupos Nacionais, e onze membros associados.

No âmbito da Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) foi o Deputado Duarte Pacheco, Presidente da Delegação da Assembleia da República à UIP, eleito a 27 de outubro de 2016, Presidente do Grupo Geopolítico dos 12+ (Doze Mais), ao qual Portugal pertence, para um mandato de dois anos (2106-2018).

Os Grupos Geopolíticos na UIP são definidos por critérios de natureza geopolítica que coordenam a atuação dos grupos nacionais que os integram. Assumem um papel de extrema relevância no funcionamento da UIP porque é dentro de cada Grupo Geopolítico que se concertam posições relativamente aos assuntos a discutir em sede de Comité Executivo da UIP, elegem-se representantes, etc. Cada grupo adota os métodos de trabalho que melhor lhe convier com vista à participação nas atividades da Organização (Grupo Africano, Grupo Árabe, Grupo Ásia-Pacífico, Grupo Eurásia, Grupo da América Latina e Caribe e o Grupo dos 12+).

Esta reunião Extraordinária do Grupo dos 12+ é uma oportunidade única para a Assembleia da República receber os seus pares em Lisboa, visto que as reuniões ordinárias se realizam aquando das Assembleias Gerais. A única Assembleia Geral da UIP que se realizou em Portugal foi na Primavera de 1976.

Esta reunião extraordinária contou com cerca de 70 participantes das delegações do Grupo dos 12+.