Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
147ª Assembleia Geral da UIP | 23-27 de outubro de 2023 | Luanda, Angola
A delegação portuguesa da Assembleia da República à União Interparlamentar (UIP) irá participar na 147ª Assembleia Geral daquela Organização Parlamentar Internacional que se realiza entre os dias 23 e 27 de outubro, em Luanda, Angola.

A delegação é liderada por Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e integra os Deputados Joaquim Barreto (PS), Presidente da delegação à UIP; Carlos Pereira (PS), Carla Sousa (PS), Miguel Santos (PSD), João Azevedo (PS) e Vera Braz (PS). O Deputado Duarte Pacheco participará na reunião na qualidade de Presidente da UIP.

Da agenda da 147ª Assembleia Geral da UIP destaca-se o debate geral que terá por tema a Ação parlamentar em prol da paz, justiça e instituições fortes (ODS 16).

Irão reunir as 4 Comissões Permanentes, o Conselho Governativo, a Comissão dos Direitos Humanos dos Parlamentares, a Comissão para Questões do Médio Oriente, o Fórum das Mulheres Parlamentares, o Fórum dos Jovens Parlamentares e demais órgãos da UIP.

A 25 de outubro terá lugar a Segunda Cimeira Parlamentar Mundial sobre o Combate ao Terrorismo e ao Extremismo Violento, à margem dos trabalhos da Assembleia. Esta Cimeira terá como destaque a deterioração da de segurança na região do Sahel.

A Comissão Permanente sobre Democracia e Direitos Humanos irá debater e trabalhar uma resolução sobre Tráfico de órfãos: O papel dos parlamentos na redução dos danos.

A delegação portuguesa participará também nas reuniões do Grupo Geopolítico dos 12 Mais, e reunirá com os países de língua oficial portuguesa, membros da UIP.

Está igualmente previsto um encontro com a comunidade portuguesa residente em Luanda.

Nesta 147ª Assembleia Geral da UIP o atual Presidente, Deputado Duarte Pacheco, termina o seu mandato de 3 anos, e será ser eleito/a o/a novo/a Presidente da União Interparlamentar.

Até ao momento foram apresentadas 4 candidaturas de Deputadas de países africanos (Senegal, Maláui, Tanzânia e Somália). A eleição será realizada no dia 27 de outubro por voto secreto. Será também atribuído o Prémio Cremer-Passy ao Deputado do ano que deverá ter significativa experiência sobre a ação climática.

Centenas de parlamentares de todo o mundo, incluindo delegações de países em guerra ou em situação de conflito, são esperados em Luanda.