Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Evento para assinalar o 20º aniversário do desaparecimento dos G11 da Eritreia 20-11-2021 | 20 de setembro de 2021 | Virtual
Evento para assinalar o 20º aniversário do desaparecimento dos G11 da Eritreia 20-11-2021 | 20 de setembro de 2021 | Virtual
A Deputada Constança Urbano de Sousa (PS), membro eleito da Comissão dos Direitos Humanos dos Parlamentares da União Interparlamentar (UIP), participou no evento que assinalou o 20º aniversário do desaparecimento de 11 deputados da Eritreia, feitos prisioneiros pelo governo daquele país após assinarem uma carta aberta a favor da democracia.

O evento, que se realizou de forma virtual, representou uma oportunidade para os deputados conhecerem os acontecimentos que ocorreram a 18 de setembro de 2001 e que levaram ao desaparecimento de 11 deputados da Eritreia.

Os G11, como ficaram conhecidos, foram raptados e levados para um campo de detenção secreto onde têm sido mantidos incomunicáveis desde então.

Apesar dos esforços empreendidos pela Comissão dos Direitos Humanos dos Parlamentares da UIP, pela Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, por vários relatores especiais das Nações Unidas sobre a situação dos Direitos Humanos na Eritreia, pelos familiares dos desaparecidos, pelas organizações da Eritreia no estrangeiro e da ação de outros atores que pubicamente apelaram a que fosse feita justiça, a incerteza sobre o destino dos G11 mantem-se.

No evento, os participantes ouviram os testemunhos de familiares e foram debatidos possíveis novos caminhos para uma ação continuada.

A Deputada Constança Urbano de Sousa expressou a sua profunda solidariedade com os G11 e os seus familiares e disse que a situação tem que ser mantida viva pois trata-se de uma luta pelo respeito dos direitos humanos e também da dignidade humana.