Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Deputado Duarte Pacheco (PSD) eleito Presidente da União Interparlamentar
Deputado Duarte Pacheco (PSD) eleito Presidente da União Interparlamentar
O Deputado Duarte Pacheco foi eleito Presidente da União Interparlamentar, a maior organização internacional de Parlamentos de Estados soberanos, com 179 Parlamentos Membros e 13 Membros Associados, os quais representam 6,5 mil milhões de cidadãs e cidadãos.

Apoiado por representantes de parlamentos de todo o Mundo e de vários blocos linguísticos e geopolíticos – a candidatura recebeu manifestações de apoio expresso dos Parlamentos da CPLP, do Grupo Geopolítico dos 12+, representativo dos países da Europa Ocidental, do Canadá, Austrália e Nova Zelândia, do Grupo dos Países da América Latina e Central (GRULAC) e dos Parlamentos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) –, o Deputado Duarte Pacheco conquistou 222 dos 394 possíveis, na primeira volta das eleições, destacando-se face às candidaturas dos Parlamentos de Paquistão, Uzbequistão e Canadá.

Após terem sido conhecidos os resultados históricos, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, felicitou o Deputado Duarte Pacheco. «Este resultado é, mais que tudo, mérito do candidato, muito se devendo à energia e ao dinamismo que sempre demonstrou enquanto Membro da Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar e nas várias e altas funções que desempenhou e desempenha nesta Organização desde 1991. É, pois, o corolário de anos de dedicação à União Interparlamentar e à sua agenda – a defesa do multilateralismo e do diálogo político, em prol dos direitos humanos, da paz e da segurança», considera o Presidente da Assembleia da República, que defende que esta eleição se deve também «(… ) ao prestígio que Portugal e as suas Instituições (em especial, a Assembleia da República) granjeiam junto de Membros e Membros Associados, sendo também fruto do investimento que, desde há muito, vem sendo feito no domínio da diplomacia parlamentar».

«Ao Deputado Duarte Pacheco endereço as mais sinceras felicitações, e os votos de muitos sucessos na liderança da União Interparlamentar. Estou certo que saberá honrar a história de 131 anos da União Interparlamentar e preparar esta Organização para os muitos e exigentes desafios que tem pela frente», conclui, numa nota emitida esta tarde.

O Presidente da União Interparlamentar é eleito por um mandato de três anos, não renovável.