Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Faleceu a antiga Deputada Maria Barroso (1925-2015)
​​​​Maria de Jesus Simões Lopes Barroso ​licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas e concluiu o curso de Arte Dramática do Conservatório Nacional, tendo representado, entre 1944 e 1948, no Teatro Nacional D. Maria II e, mais tarde, em 1965, no Teatro Villaret.

Opositora ao regime do Estado Novo, participou nas campanhas presidenciais de Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado (1958). Em 1969, foi candidata a Deputada à Assembleia Nacional pelas listas da oposição​ e, em 1973, interveio no III Congresso da Oposição Democrática e participou no ato de fundação do Partido Socialista.

Após a Revolução de 25 de Abril, foi Deputada pelo Partido Socialista à Assembleia da República, em 1976-1980 e 1983-​1985.

Casada com o antigo Presidente da República Mário Soares, dedicou-se ​a causas sociais e de defesa dos direitos humanos.

Foi Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, entre 1997 e 2003, e atualmente exercia o cargo de Presidente da Fundação Pro Dignitate.​​
 
 


Mensagem de condolências da Presidente da Assembleia da República

A Presidente da Assembleia da República manifesta a sua profunda tristeza pela morte de Maria de Jesus Barroso.

Maria Barroso lutou em todas as frentes pela dignidade humana e a justiça no mundo. A sua vida conjugou, de um modo ímpar, as qualidades de mulher e de cidadã.

Entre o Colégio Moderno e a educação, e a luta no espaço público feita de risco e de dor, Maria Barroso deu um forte impulso ao nosso caminho coletivo de emancipação.

Ela esteve sempre presente nos momentos decisivos da nossa democracia, e também nos projetos e encontros do seu quotidiano.

E porque nunca nos deixou, nunca nos deixará.


Maria da Assunção Esteves
Presidente da Assembleia da República

07.07.2015