Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Home page da Assembleia da República Versão Inglesa Versão Francesa
Os cidadãos
* ComunicAR * Subscrever conteúdos * Versão áudio * ARtv-emissão em direto * Contactos * Mapa do site * Correio do cidadão Botão para executar a pesquisa Pesquisa avançada
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Registo de Interesses
Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital
Comissões Parlamentares
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Relações Internacionais
Assuntos Europeus
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais
Diário da Assembleia da República
Gestão do Parlamento
Biblioteca, Arquivo e Documentação
Legislação
Livraria Parlamentar
Prémio Direitos Humanos
Guilherme d'Oliveira Martins, Eduardo Ferro Rodrigues e Pedro Tavares de Almeida

O Presidente da Assembleia da República convidou Pedro Tavares de Almeida, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para coordenar a obra O Parlamento Português.

O Parlamento Português, a publicar no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, presididas por Guilherme d'Oliveira Martins, constitui o primeiro grande estudo sobre a evolução histórica da instituição parlamentar em Portugal ao longo de dois séculos, desde as origens do liberalismo até à atualidade.

Esta obra de referência, coordenada por Pedro Tavares de Almeida e reunindo uma equipa de qualificados especialistas, será estruturada em quatro volumes, em conformidade com a sucessão de regimes políticos (Monarquia Constitucional, I República, Estado Novo e Democracia).

Sem prejuízo da abordagem de eventuais especificidades próprias de cada contexto histórico, a obra terá uma organização temática coerente, que permita acompanhar as principais linhas de continuidade, descontinuidade e mudança na configuração institucional, nos padrões de recrutamento, nos rituais e procedimentos internos, na atividade legislativa e no papel político do Parlamento nos últimos 200 anos

Pedro Tavares de Almeida (n. 1956) é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde dirigiu o Departamento de Estudos Políticos (2009-2017) e é vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade.

Entre outras obras, é autor de Eleições e Caciquismo no Portugal Oitocentista (1991), A Construção do Estado Liberal (1995) e Legislação Eleitoral Portuguesa, 1820-1926 (1998); e co-dirigiu Who Governs Southern Europe? Regime Change and Ministerial Recruitment (2003; 2ª ed., 2012), Res Publica: Cidadania e Representação Política em Portugal, 1820-1926 (2010), Perspectives of National Elites on European Citizenship (2012), Das Urnas ao Hemiciclo. Eleições e Parlamento em Portugal (1878-1926) e Espanha (1875-1923) (2013), Do Reino à Administração Interna: História de um Ministério, 1736-2012 (2015) e Technocratic Ministers and Political Leadership in European Democracies (2018). É também o responsável científico do website Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar, 1820-1926 (2006) alojado no portal da Biblioteca Nacional de Portugal.

09/02/2018
Símbolo da acessibilidade Acessibilidade Ficha técnica Administrador  Reserva de Propriedade Política de Privacidade Cookies
© Assembleia da República