Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
​​Mensagem do Presidente da Assembleia da República sobre as consequências dos incêndios que deflagraram no País

É com grande preocupação e angústia que tenho acompanhado as consequências dos vários incêndios florestais que ontem deflagraram no nosso País.

Neste dia, naturalmente, os nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas e com todos aqueles que, no terreno, combatem as chamas e ajudam as populações atingidas.

Foi, segundo a Proteção Civil, o pior dia do ano em matéria de incêndios. Mais uma vez fora de época, mais uma vez com uma terrível combinação de fenómenos extremos.

A verdade é que, fruto das alterações climáticas, estes fenómenos raros tornam-se mais frequentes, como vemos um pouco por todo o mundo. Não podemos ficar de braços cruzados; temos de nos preparar para lidar com esta ameaça, com novos modelos de organização, prevenção e combate. Desse ponto de vista, considero da maior importância o contributo que nos acaba de deixar a Comissão Técnica Independente  para a análise célere e apuramento dos factos relativos aos incêndios que ocorreram entre 17 e 24 de junho de 2017.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República
16.10.2017