Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Mensagem do Presidente da Assembleia da República na passagem dos 40 anos das primeiras Eleições Legislativas Regionais

Comemoramos hoje quarenta anos das primeiras Eleições Legislativas Regionais nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Quatro décadas durante as quais as Assembleias Legislativas Regionais, órgãos representativos das populações das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, foram assumindo poderes legislativos crescentes em matérias de interesse específico para as respetivas Regiões.

Quatro décadas durante as quais a ação governativa dos Governos Regionais em tanto contribuiu para a melhoria das condições de democracia e de desenvolvimento, extravasando, e muito, o limite territorial das respetivas Regiões Autónomas, e afirmando Açores e Madeira na Europa e no Mundo.

Mas, sobretudo, quatro décadas de Autonomia Regional.

Autonomia que a é precisamente na sua primeira (diria mesmo, verdadeira) acepção: a capacidade de as Regiões Autónomas se governarem a si próprias, a faculdade de se determinarem segundo as suas próprias ordens jurídicas, os seus costumes e tradições, em respeito pela sua identidade.

A Constituição da República Portuguesa de 1976, consagrando que o regime político-administrativo próprio dos Açores e da Madeira se fundamenta nas suas características geográficas, económicas, sociais e culturais e nas históricas aspirações autonomistas das populações insulares, previu que a sua autonomia, não afetando a integridade da soberania do Estado (muito pelo contrário, procurando o reforço da unidade nacional e dos laços de solidariedade entre todos os portugueses), visava, precisamente, a participação democrática dos cidadãos, o desenvolvimento económico-social e a promoção e defesa dos interesses regionais.

Neste dia em que assinalamos a passagem dos quarenta anos sobre o dia 27 de junho de 1976, cumpre-me saudar vivamente as populações dos Açores e da Madeira pelo papel que desempenharam ao longo destes quarenta anos na consolidação da autonomia.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

27.06.2016