Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Mensagem do Presidente da Assembleia da República por ocasião dos 150 anos do nascimento do Arquiteto Miguel Ventura Terra
​​Assinalam-se hoje os 150 anos do nascimento do Arquiteto Miguel Ventura Terra.

Miguel Ventura Terra teve uma carreira académica e profissional absolutamente brilhante, reconhecida em Portugal mas também em França e no Brasil.

Foi um cidadão empenhado na causa republicana, tendo mesmo exercido o cargo de vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Fundador da Sociedade dos Arquitetos Portugueses, Ventura Terra revolucionou a arquitetura portuguesa, quer ao nível do ensino quer no plano das grandes obras.

A sua marca está espalhada por todo o País, e bem presente na memória de todos aqueles que passaram pela Maternidade Alfredo da Costa, pelos Liceus Camões, Pedro Nunes e Maria Amália Vaz de Carvalho ou pelo Teatro Politeama.

Mas permitam-me que recorde, hoje em particular, Miguel Ventura Terra como o arquiteto do Parlamento português. É da sua autoria o magnífico projeto de reconstrução da atual Assembleia da República, de que ainda hoje beneficiamos.

Saúdo assim a memória de Miguel Ventura Terra e as comemorações dos seus 150 anos, que a Associação Ventura Terra está a organizar.

O Presidente da Assembleia da República,
Eduardo Ferro Rodrigues
14.07.2016