Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Exposição “Arquitecto Miguel Ventura Terra (1866-1919)”
Palácio de São Bento | 25 de Março a 31 de Julho de 2009

Por ocasião da reabertura da Sala das Sessões, a Assembleia da República promove a exposição “Arquitecto Miguel Ventura Terra

 

 

(1866-1919) ”, em homenagem ao autor do projecto original do Hemiciclo inaugurado em 1903.

Tendo como ponto de partida a investigação realizada para a exposição “Miguel Ventura Terra: a arquitectura enquanto projecto de vida”, organizada pela Câmara Municipal de Esposende em  2006, a Assembleia da República, aprofundando a anterior iniciativa, vem dar enfoque detalhado à intervenção arquitectónica que teve lugar no Palácio das Cortes após o incêndio ocorrido na primeira Sala das Sessões em 1895.

A exposição está dividida em quatro núcleos fundamentais que pretendem caracterizar diferentes aspectos da actividade de Ventura Terra e aprofundar o conhecimento da história do edifício-sede do Parlamento.

No piso térreo do Palácio de São Bento retrata-se a vida e o percurso escolar e profissional de Ventura Terra. O primeiro núcleo exibe objectos pessoais, fotografias e trabalhos escolares do Arquitecto enquanto pensionista na Escola de Belas Artes de Paris, salientando-se ainda a sua participação na vida política portuguesa, enquanto Vereador Republicano da Câmara de Lisboa, eleito em 1908.

O segundo núcleo, patente no Átrio Principal, é constituído por fotografias de edifícios projectados por Ventura Terra que chegaram aos nossos dias e que são ainda visíveis em diversas localidades portuguesas.

  Projecto de Miguel Ventura Terra para a decoração da parede da Presidência da Sala das Sessões, 1899 (AHMOP)

Pela Escadaria Nobre do Palácio de São Bento estende-se o terceiro núcleo, integrando projectos, desenhos e maquetas de obras emblemáticas do percurso profissional de Ventura Terra, como seja, o Teatro Politeama, a Sinagoga Shaaré Tikvá, o Banco Lisboa & Açores e o Plano de Melhoramentos da Cidade do Funchal.

O quarto núcleo, centrado na intervenção de Ventura Terra no Palácio das Cortes, encontra-se patente na Sala dos Passos Perdidos. Através de maquetas, fotografias, desenhos, plantas e outros documentos, a obra do Arquitecto aparecerá enquadrada na história do Palácio. O tema do incêndio da primeira Sala das Sessões inicia este núcleo, nele se integrando todo o processo que conduz à reconstrução do Hemiciclo e de outros espaços do Parlamento. Será possível assim percorrer a história da Sala das Sessões - dos anteprojectos e do concurso público para a sua construção até à sua inauguração em 1903 -, evidenciando-se quer as intervenções realizadas anteriormente, quer a evolução que foi sofrendo ao longo dos tempos.

Para a organização da exposição dedicada a Ventura Terra, a Assembleia da República celebrou um protocolo com a Câmara Municipal de Esposende e contou com o apoio de diversas instituições, de familiares do Arquitecto e de outros particulares, que emprestaram obras e documentos exibidos  e constantes do catálogo.

Pretende-se com esta iniciativa contribuir para o aprofundamento e a divulgação da obra do Arquitecto responsável pelo projecto da Sala das Sessões, a qual, em 2009, volta a abrir as suas portas, rejuvenescida, modernizada e adaptada às exigências da actual vida parlamentar.

Horários
VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO:
Segundas e terças-feiras: 10h, 11h, 15h e 16h
Quartas e quintas-feiras: 10h e 11h
Sextas-feiras: 15h e 16h

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO INCLUINDO O PALÁCIO
Sábados e feriados: 10h, 11h, 15h e 16h

Informações e marcações
Centro de Informação ao Cidadão e Relações Públicas
Tel.: 21 391 96 25 / 21 391 97 73 / 21 391 93 01
Fax: 21 391 74 58
E-mail: cic.rp@ar.parlamento.pt

Sala das Sessões, 1903 (Ordem dos Engenheiros)  Maqueta da Sala das Sessões, 2000

25.03.2009