Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Destaque

24.outubro.2012 - Café de Ciência sobre "Investigação fundamental e investigação aplicada: contributos do bosão de Higgs". (mais...)
24.outubro.2012 - Café de Ciência sobre "Investigação fundamental e investigação aplicada: contributos do bosão de Higgs". (mais...)
O Café de Ciência, organizado em colaboração com a Ciência Viva e o Conselho dos Laboratórios Associados, proporciona um debate entre investigadores e deputados, num ambiente informal, contribuindo para o estabelecimento de redes de contactos que permitam apoiar a decisão política no conhecimento científico. A descoberta do bosão de Higgs é um exemplo de como a investigação fundamental mobilizou o esforço conjunto de cientistas, engenheiros e empresas e contribuiu para o desenvolvimento de tecnologia sofisticada, com aplicações em outras áreas como a computação e as ciências da saúde. Portugal participa neste projecto com mais de uma centena de investigadores de diferentes universidades. Para além da investigação científica, esta equipa esteve envolvida no desenvolvimento dos detectores e dos sistemas de aquisição e processamento de dados. Coube à indústria portuguesa a construção de muitos destes equipamentos, de acordo com as especificações definidas pelo CERN. Poderá obter mais informação na página da Ciência Viva. Aceda às edições anteriores: 2007; 2008; 2009; 2010; 2011; abril 2012.