Inaugurada a 25 de abril de 2024, para assinalar os 50 anos da democracia, a
Casa do Parlamento — Centro Interpretativo é um espaço dedicado à história, ao funcionamento e aos valores fundamentais da democracia portuguesa.
Localizada na Casa Amarela, em frente ao edifício da Assembleia da República, a Casa do Parlamento convida todos os cidadãos a descobrir o papel do Parlamento, as suas figuras mais marcantes e a importância da participação cívica e política.
A exposição permanente está distribuída por quatro pisos — Cidadania, Memória, Parlamento e Democracia
— e oferece uma experiência dinâmica e interativa, pensada para todas as idades.
Além da exposição, a Casa do Parlamento acolhe uma
programação cultural diversificada, com exposições temporárias, atividades educativas e eventos dirigidos a diferentes públicos, sempre com o objetivo de aproximar o Parlamento dos cidadãos.
Venha descobrir a Casa do Parlamento — Centro Interpretativo!
Uma porta aberta à cidadania
Entrada livre
Horário: Segunda a sábado | 10h00 - 18h00
Morada: Rua de São Bento, n.º 148, Lisboa
Mais informações:
cip.educativo@ar.parlamento.pt
213 919 414 | 213 919 489
A visita à Casa do Parlamento — Centro Interpretativo explica a origem do termo “democracia".
Aqui, o foco está no sistema político nacional. Os órgãos de soberania — Presidente da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais —, os círculos eleitorais e o processo legislativo são explicados ao cidadão através de recursos multimédia.
O visitante pode ainda ficar a conhecer as campanhas eleitorais dos partidos com assento parlamentar, de 1975 até à data, numa exposição interativa, e ver filmes relacionados com o tema no auditório.
É neste piso que a Constituição da República Portuguesa e o modelo utilizado na eleição dos Deputados à Assembleia da República — o Método de Hondt — merecem um destaque especial.
No piso dedicado ao “Parlamento", o cidadão fica a conhecer os poderes da Assembleia da República — poder legislativo e poder de fiscalização da atividade do Governo —, sendo possível simular diversos momentos da atividade parlamentar no Plenário e nas comissões parlamentares.
Na área “Hemiciclo" é possível visualizar a composição da Assembleia, desde a I Legislatura até à atual. Na tribuna do orador, que reproduz a existente na Sala das Sessões, é dada a oportunidade ao visitante de gravar um pequeno discurso criado por si ou uma das intervenções pré-selecionadas.
Já na “Sala das Comissões Parlamentares", é possível aprofundar o conhecimento sobre o processo legislativo e as competências de fiscalização do Parlamento, através de jogos interativos.
Este piso é dedicado à vertente histórica do parlamentarismo em Portugal.
Aqui o público pode ficar a conhecer mais sobre a ocupação contínua do Mosteiro e do Palácio de São Bento e sobre a evolução dos espaços do Parlamento, sendo possível visitar virtualmente o Palácio e conhecer as salas e outros locais da Assembleia da República.
Além disso, e uma vez que o Parlamento é um espaço de debate e discussão de ideias, o cidadão pode ver recriações históricas de debates parlamentares emblemáticos em dois painéis multimédia e uma galeria com alguns dos mais ilustres Parlamentares que passaram pela “Casa da democracia".
Neste piso, existe ainda um auditório, onde decorrem atividades da agenda cultural da Casa do Parlamento — Centro Interpretativo, aberto às organizações da sociedade civil.
Neste piso os visitantes começam por conhecer os seus direitos e deveres e a forma de participação na atividade parlamentar.
Podem ainda escolher na
Jukebox temas de intervenção político-social de artistas como Zeca Afonso, Capicua, José Mário Branco, Deolinda, entre outros, ou tirar uma selfie nos momentos mais emblemáticos da vida política portuguesa.
Há também uma Galeria dedicada a exposições temporárias.