Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
17.04.2018 |  Mensagem de Pesar pelo falecimento do Embaixador Fernando Reino
Ao tomar conhecimento do falecimento do Embaixador Fernando Reino, o Presidente da Assembleia da República endereçou uma Mensagem à sua Família.  

É o seguinte o teor da Mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:  

"Foi com tristeza que tomei conhecimento do falecimento do Embaixador Fernando Reino, no passado domingo, aos 88 anos.  

O Embaixador Fernando Reino foi um dos melhores diplomatas da sua geração, tendo servido o Estado Português e os superiores interesses de Portugal ao longo de mais de três décadas, em postos como Tóquio, Antananarivo, Cidade do Cabo, Túnis, Madrid ou Oslo. Da sua carreira constam ainda passagens pela Missão Permanente Portuguesa junto da Comunidade Económica Europeia (a atual REPER) e pelas Nações Unidas. Em todas as Missões se destacou pela sua vasta cultura, grande inteligência e enorme retidão.  

Foi também o Coordenador da Comissão Nacional de Descolonização, sendo protagonista, em 1975, dos Acordos de Alvor, e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, General António Ramalho Eanes, funções em que se empenhou, de forma muito particular, no processo de consolidação da democracia no nosso País.  

Em meu nome e em nome da Assembleia da República, quero expressar à Família do Embaixador Fernando Reino o meu mais sentido pesar pelo seu desaparecimento.  

Eduardo Ferro Rodrigues  
Presidente da Assembleia da República"