Delegação da Assembleia da República acompanha Presidente da República em Visita de Estado à República da Índia | Nova Delhi, Mumbai e Goa | 13 a 16 de fevereiro de 2020
A convite do seu homólogo indiano Ram Nath Kovind, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa efetuou uma Visita de Estado à República da Índia entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na qual foi acompanhado por uma delegação que integrou os Deputados Lara Martinho (PS), José Cancela Moura (PSD), João Dias (PCP), Ana Rita Bessa (CDS-PP) e Mariana Silva (PEV), e visou, entre outros objetivos, abordar um conjunto de temas relevantes no contexto internacional e assim reiterar a visão partilhada entre os dois Países sobre a importância do diálogo e do multilateralismo.
A Visita de Estado iniciou-se na capital indiana, Nova Delhi, com o Presidente da República a ser recebido pelo seu homólogo em Cerimónia Oficial de Boas-Vindas no Palácio Presidencial Rashtrapati Bhavan, na qual estiveram presentes as Deputadas e os Deputados à Assembleia da República.
Ainda em Nova Delhi, a Delegação Parlamentar acompanhou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na Cerimónia de Homenagem a Mahatma Gandhi, no Memorial Rajghat, na inauguração da instalação Chá-Chai (O Bule) da artista plástica Joana Vasconcelos, no Museu Nacional, e na audiência concedida pelo Vice-Presidente da República da Índia e Presidente do Senado do Parlamento da Índia, Venkaiah Naidu.
No final do primeiro dia da Visita de Estado à República da Índia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com o Presidente Ram Nath Kovind, no Palácio Presidencial Rashtrapati Bhavan. Após o encontro, em que marcou presença a Delegação da Assembleia da República, teve lugar o Banquete de Estado em Honra do Presidente da República.
A Visita de Estado à República da Índia compreendeu ainda deslocações a Mumbai, no Estado de Maharashtra, e a Pangim, no Estado de Goa.
Em Mumbai, os Deputados à Assembleia da República estiveram presentes na homenagem prestada pelo Presidente da República às vítimas dos atentados terroristas ocorridos em 26 de novembro de 2008, no Hotel The Taj Mahal Palace, após o que acompanharam o Chefe de Estado na visita à Porta da Índia (Gateway of India). Na continuação do segundo dia da Visita de Estado, os Deputados Lara Martinho (PS), José Cancela Moura (PSD), João Dias (PCP), Ana Rita Bessa (CDS-PP) e Mariana Silva (PEV) assistiram à Sessão de Encerramento do Seminário Económico Multissetorial Índia – Portugal, tendo sido recebidos pelo Governador do Estado de Maharashtra, Bhagat Singh Koshyari, no Palácio do Governador Raj Bhavan, com quem mantiveram uma reunião, juntamente com o Presidente da República.
À chegada ao Estado de Goa, o Presidente da República e a Delegação Parlamentar foram recebidos com danças e cantares tradicionais, após o que teve lugar a Cerimónia de Assinatura de Instrumentos Bilaterais, entre os quais o contrato da empresa Águas de Portugal com o Public Works Department, relativo ao projeto Technical Assistance to PWD: Operational Efficiency of Goa Water Systems. No âmbito da Visita de Estado e no Palácio do Idalcão, em Goa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à Sessão de Abertura do Seminário Design Urbano Contemporâneo Português, em que marcaram presença as Deputadas e os Deputados à Assembleia da República.
À margem do programa oficial, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participou numa Missa celebrada em português na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Pangim, capital do Estado de Goa, em que estiveram presentes membros da Delegação da Assembleia da República.
No último dia da Visita de Estado à República da Índia, teve lugar a visita à Igreja de Santa Mónica, ao Túmulo de São Francisco Xavier e ao Museu de Arte Sacra Museum of Christian Art (MoCA), todos na cidade de Velha Goa, após o que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu, em Pangim, uma Receção à Comunidade Portuguesa residente em Goa.
fotos | créditos da Presidência da República