No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), a Pausa na Livraria lança uma pergunta: e se o silêncio tomasse conta de tudo?
Imagine se José Saramago tivesse escrito o “Ensaio sobre a Surdez". Se, num piscar de olhos, uma epidemia de silêncio se espalha por uma cidade — ou talvez por um país inteiro. Se as vozes se apagam, os sons desaparecem e a comunicação, que antes fluía naturalmente, se torna um desafio quase impossível. Como continuaríamos a trabalhar, a colaborar, a partilhar ideias? Como manteríamos o que nos liga uns aos outros?
No próximo dia 13, às 15h00, convidamos todos a descobrir a Língua Gestual Portuguesa (LGP), a refletir sobre a sua importância e sobre o que significa pertencer à comunidade surda. Estarão presentes Ana Reis, intérprete de LGP, Pedro Mourão, presidente da Associação Portuguesa de Surdos, e Mariana Couto, a primeira médica surda em Portugal.
Junte-se a nós neste encontro linguístico e humano, onde representantes da comunidade surda partilharão as suas conquistas, desafios e reivindicações. Venha descobrir como é viver num mundo de silêncio — e como, nele, a comunicação floresce de outras formas.
Quem sabe se, depois desta Pausa na Livraria, não decide aprender esta língua portuguesa: a Língua Gestual Portuguesa.
213 919 772 | dpi.correio@ar.parlamento.pt