Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Falecimento do Deputado João Ataíde das Neves
21 de fevereiro

Faleceu esta manhã, aos 61 anos, Deputado à Assembleia da República João Ataíde das Neves.

Eleito pelo Círculo de Coimbra nas listas do Partido Socialista e integrando o respetivo Grupo Parlamentar, o Deputado João Ataíde das Neves era Membro Efetivo das Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Defesa Nacional, e Suplente na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Era Membro do Conselho Superior de Defesa Nacional (órgão de consulta para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas, presidido pelo Presidente da República), eleito pela Assembleia da República.

Com uma longa carreira ligada à justiça – Representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova e Juiz Auxiliar de Porto de Mós, exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira, no Tribunal Judicial de Aveiro e, entre 1991 e 2002, Juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra e, mais tarde, do Porto; Juiz Auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto, transitando para o Tribunal da Relação de Coimbra em 2008 –, foi Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz entre 2009 e 2019, ano em que assumiu a pasta de Secretário de Estado do Ambiente.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, endereçou à Família uma mensagem de pesar. É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:

É com enorme consternação que tomo conhecimento do falecimento tão precoce do Deputado João Ataíde das Neves, aos 61 anos.

Como magistrado, autarca, governante e, mais recentemente, como Deputado à Assembleia da República, João Ataíde das Neves deixou uma marca de grande qualidade no trabalho que desenvolveu, em prol dos outros e da causa pública, e, precisamente por isso, granjeando o respeito dos seus pares.

Cidadão empenhado no bem comum, destacou-se nos dez anos em que liderou a Câmara Municipal da Figueira da Foz, durante os quais investiu fortemente nas áreas sociais – que continuou a acompanhar de perto, através das Comissões Parlamentares que integrava na Assembleia da República, como seja a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e, em particular, a Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais.

Deixa-nos hoje alguém que tinha ainda muito a dar ao País.

À sua Família e Amigos endereço, em meu nome e em nome da Assembleia da República, as mais sentidas condolências.
Eduardo Ferro Rodrigues


As Cerimónias Fúnebres iniciam-se esta tarde, pelas 18H00, com o velório a decorrer na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra. O Funeral está previsto para as 12H00 de amanhã, com partida do mesmo local.

Em homenagem ao Deputado João Ataíde das Neves, a Bandeira Nacional e a Bandeira de Hastear da Assembleia da República, ambas do Palácio de São Bento, manter-se-ão colocadas a meia-haste até ao final do dia de amanhã.

21.02.2020