Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Assembleia Nacional da República da Coreia
Visita Oficial à República da Coreia do Presidente da Assembleia da República
Coreia do Sul | 24 a 28 de fevereiro de 2019

​​O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, inicia este domingo, 24 de fevereiro, uma Visita Oficial de quatro dias à República da Coreia, a convite do seu homólogo sul-coreano, o Presidente da Assembleia Nacional, Moon Hee-sang.

Naquela que é a primeira Visita Oficial de um Presidente do Parlamento Português àquele País, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues faz-se acompanhar de uma Delegação que integra o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Sérgio Sousa Pinto, o Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – República da Coreia, Vitalino Canas, e os Vice-Presidentes do mesmo Grupo Parlamentar de Amizade, Fernando Virgílio Macedo e Ilda Araújo Novo.

No quadro da Visita Oficial, que se realiza com o objetivo de reforçar as relações entre a Assembleia da República e a Assembleia Nacional da República da Coreia, e de estreitar a cooperação entre as duas Instituições e os dois Países, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues manterá encontros de alto nível, sendo recebido pelo Presidente Moon e pelo Primeiro-Ministro Nak-yeon Lee, com quem abordará o relacionamento entre Portugal e a Coreia do Sul.

Da agenda em Seul constam ainda uma visita ao Museu e Centro de Inovação da Samsung e um encontro com o Presidente do Conselho de Administração da Asiana Airlines – além do Jantar que, em sua Honra, oferece o Presidente da Assembleia Nacional.

O Presidente Eduardo Ferro Rodrigues desloca-se igualmente a Busan, a segunda maior cidade sul-coreana, sendo aí recebido pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Presidente do Conselho Metropolitano. Naquela cidade, o Presidente da Assembleia da República manterá um encontro com o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria e visitará unidades industriais dos cluster automóvel e da energia eólica. Por ocasião da sua passagem por Busan, o Cônsul-Honorário de Portugal oferecerá um Almoço em Honra do Presidente da Assembleia da República e Delegação.

Coincidindo com a Cimeira que decorrerá em Hanói, no Vietname (nos dias 27 e 28, entre os Presidentes dos Estados Unidos da América e da Coreia do Norte), o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues e Delegação visitarão também a Zona Desmilitarizada da Coreia, em Paju, Gyeonggi.

24.02.2019