Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Seminário "Como funciona o Parlamento"
17 de dezembro | 10h00 | Refeitório dos Monges

O Seminário “Como funciona o Parlamento” realiza-se no âmbito da edição da obra com o mesmo nome.

“Como funciona o Parlamento” apresenta a visão dos funcionários parlamentares sobre a organização e as práticas da Assembleia da República. Trata-se de um olhar de dentro, entre o registo prático e teórico e incidindo sobre as várias vertentes da atuação parlamentar.

Inclui artigos sobre o sistema eleitoral, a organização dos trabalhos parlamentares, a autonomia do Parlamento, os Deputados, os Grupos Parlamentares, as comissões, o processo legislativo, os instrumentos de fiscalização do Governo, as revisões constitucionais, o Orçamento do Estado, os inquéritos parlamentares, os instrumentos de participação dos cidadãos, os assuntos europeus, a diplomacia parlamentar, as fontes de informação, a comunicação institucional, o Parlamento numa perspetiva histórica e a crise de confiança na instituição parlamentar.

À perspetiva de quem trabalha diariamente na Assembleia da República, soma‑se a análise de quem vê o Parlamento de fora, num artigo do historiador Luís Farinha, que encerra o livro.

O Seminário é encerrado pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado António Filipe, em representação do Presidente da Assembleia da República.

Programa​

17.12.2019