Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Assembleia Parlamentar da NATO (AP NATO) | Visita oficial do Presidente da AP NATO a Kiev, Ucrânia e a Varsóvia, Polónia – 28 a 30 de abril de 2025
Assembleia Parlamentar da NATO (AP NATO) | Visita oficial do Presidente da AP NATO a Kiev, Ucrânia e a Varsóvia, Polónia – 28 a 30 de abril de 2025
O Vice-Presidente da Assembleia da República Marcos Perestrello (PS), na sua qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO (AP NATO) realizou uma visita oficial a Kiev, nos dias 28 e 29 de abril de 2025.

No momento em que se intensificam os esforços para um cessar-fogo e para a paz na Ucrânia, uma delegação de alto nível da AP NATO, chefiada pelo Vice-Presidente da Assembleia da República Marcos Perestrello, para reafirmar o apoio inabalável daquela organização parlamentar internacional à Ucrânia e sublinhar que uma paz justa e duradoura terá, necessariamente, de assentar em bases sólidas. Esta foi a sexta visita da AP NATO à Ucrânia desde o início da invasão russa.

Dirigindo-se ao Verkhovna Rada da Ucrânia a convite do Presidente Ruslan Stefanchuk, o Vice-Presidente Marcos Perestrello recordou que «a Assembleia Parlamentar da NATO tem estado convosco e com a Ucrânia desde o primeiro dia. As nossas mensagens de apoio à independência, soberania, integridade territorial, direito à autodefesa e autodeterminação da Ucrânia têm sido claras e consistentes». «Esta guerra não é apenas sobre a Ucrânia», sublinhou o Vice-Presidente da Assembleia da República. «Definirá o mundo em que nós e os nossos filhos vamos viver».

Nesta visita salientou-se que a prioridade mais urgente continua a ser a resolução das necessidades imediatas da Ucrânia. Saudando «a inabalável resiliência e determinação do povo ucraniano», o Vice-Presidente Marcos Perestrello denunciou as «ofensivas russas diárias contra as cidades ucranianas». Juntamente com o Presidente Stefanchuk, a delegação honrou a memória das vítimas de um ataque mortal com mísseis russos contra um edifício residencial no bairro de Sviatoshynskyi, em Kiev.

No momento em que as negociações entraram numa fase crítica, o Vice-Presidente da Assembleia da República Marcos Perestrello referiu que «o único caminho para a paz é através da força», alertando para que o resultado de quaisquer negociações relativas à Ucrânia irá criar um precedente para a segurança mundial.

«A paz não pode ser alcançada a qualquer preço», sublinhou. «Não pode ser uma paz nascida da rendição, porque a verdadeira paz só pode existir quando está enraizada na liberdade e na força. A Ucrânia tem o direito de ser livre, merece ser livre e cabe-nos a nós ajudar a tornar a Ucrânia mais forte», nomeadamente assegurando que qualquer acordo seja sustentado por sólidas garantias de segurança.

As reuniões com os embaixadores dos países aliados acreditados em Kiev e com o Vice-Chefe da Representação da NATO na Ucrânia, Peter Hauge Berg, permitiram evidenciar o vasto apoio que a NATO está a prestar à Ucrânia através do Comando de Assistência à Segurança e Formação da NATO para a Ucrânia (NSATU) em Wiesbaden, que coordena a prestação de assistência e formação; através de um compromisso financeiro para mobilizar 40 mil milhões de euros em assistência de segurança a longo prazo para a Ucrânia em 2025; através do Pacote de Assistência Global da NATO para a Ucrânia; através de esforços para tornar as forças armadas da Ucrânia totalmente interoperáveis com a NATO; através do apoio à indústria de defesa da Ucrânia, entre outros.

Para além do encontro com os seus homólogos da Verkhovna Rada da Ucrânia, a delegação teve ainda oportunidade de reunir com o Primeiro-Ministro, Denys Shmyhal; o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha; o Ministro da Defesa, Rustem Umerov e o Vice-Chefe da Administração Presidencial Ihor Zhovkva. Trovcaram ainda impressões com a ativista de direitos humanos e Prémio Nobel da Paz, Oleksandra Matviichuk, e visitaram uma empresa ucraniana de drones e um centro de recuperação para soldados feridos.

No dia 30 de abril, a delegação da AP NATO, liderada pelo Vice-Presidente Marcos Perestrello, teve ainda um encontro de trabalho com Senadores polacos, em Varsóvia.