Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Fórum Mundial da Democracia | Estrasburgo, 7 a 9 de novembro de 2022
Fórum Mundial da Democracia | Estrasburgo, 7 a 9 de novembro de 2022
A Deputada Isabel Meirelles (PSD), membro da Comissão de Assuntos Políticos e Democracia da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), foi designada para representar aquela Comissão na 10ª Edição do Fórum Mundial da Democracia, subordinada ao tema “Democracia: uma nova esperança?” que terá lugar no Conselho da Europa, em Estrasburgo, nos dias 7 a 9 de novembro de 2022.

O Fórum está dividido em Sessões Plenárias, que apresentam a perspetiva dos decisores políticos, Palestras, que consistem em debates entre a audiência e personalidades da política e da vida pública, e Workshops, que são o coração do Fórum e que têm como objetivo enfrentar os desafios de diferentes ângulos e apresentar algumas das ações já implementadas que irão contribuir para uma solução democrática dos problemas levantados ao longo do Fórum. O Prémio para a Inovação Democrática do Conselho da Europa será atribuído à iniciativa mais popular apresentada nos Workshops e votada pelos participantes no Fórum.

O Fórum Mundial da Democracia é uma plataforma única para os decisores e ativistas discutirem soluções para os desafios que as democracias enfrentam. Ao identificar e analisar iniciativas e práticas experimentais, o Fórum destaca e promove inovações democráticas a partir das bases e a sua transferência para um nível sistémico, a fim de reforçar os alicerces das sociedades democráticas. O 10º Fórum Mundial da Democracia irá analisar os resultados das edições anteriores e avaliar o impacto das iniciativas mais promissoras e inovadoras apresentadas ao longo da última década. Reunirá diversas vozes de todo o mundo para discutir e debater visões para o futuro, que poderão conseguir travar o declínio da cultura democrática e motivar os defensores da democracia a resistir à perigosa polarização e inverter o declínio democrático global.