Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Presidente Eduardo Ferro Rodrigues expressa o seu pesar pelo falecimento do Professor Mário Ruivo
25 de janeiro

​Com grande consternação, acabo de tomar conhecimento do falecimento do Professor Mário Ruivo.

Biólogo de formação e político por vocação, o Professor Mário Ruivo foi um reputado cientista, pioneiro na defesa dos oceanos e no lançamento das políticas de ambiente em Portugal. 

Destacado antifascista, desde cedo ligado aos movimentos da resistência, exerceu inúmeros cargos e funções relevantes no Governo português.

O seu nome ficará indelevelmente ligado ao Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de que foi fundador e de que era seu Presidente.

Precisamente pelo seu percurso pessoal, académico e profissional ímpar, foi reconhecido pelo Parlamento Europeu com o Prémio Cidadão Europeu 2015, assinalando, entre outros, o papel fundamental que teve na coordenação da Comissão Mundial Independente dos Oceanos.

Neste momento de tristeza, quero transmitir os meus sentimentos de pesar à sua família e amigos, e agradecer, em nome da Assembleia da República, a colaboração abnegada que o Professor Mário Ruivo sempre prestou ao Parlamento.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

25.01.2017