Bem-vindo à página oficial do Presidente da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Presidente da Assembleia da República
 
Versão áudio Mapa do site Contactos Website da AR
Botão para executar a pesquisa
Presidente
Agenda
Intervenções
Multimédia
Contactar o Presidente
Antigos Presidentes
Outras Ligações

Destaques

Imprimir página
06/12/2017
Bandeira da Assembleia da República

​Tendo tomado conhecimento do falecimento de Manuel Marín, antigo Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Comissário Europeu e Vice-Presidente da Comissão Europeia, o Presidente da Assembleia da República endereçou uma mensagem de pesar à Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor. 

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:

«Senhora Presidente, 
Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Manuel Marín, aos 68 anos, vítima de doença prolongada.

Manuel Marín ficará na história de Espanha e da Europa pelo tanto que deu aos outros e à causa pública.


Foi no Congresso dos Deputados de Espanha, em 1977 (na Legislatura Constituinte), que Manuel Marín iniciou uma notável carreira política. Aí exerceu o seu mandato até 1985, ano em que foi um dos subscritores do Tratado de Adesão de Espanha às Comunidades Europeias, na qualidade de Secretário de Estado para as Relações com as Comunidades Europeias.

Recordar Manuel Marín é, precisamente, recordar a sua exemplar Cidadania Europeia. Vice-Presidente da Comissão Europeia (1986 – 1999) e três vezes Comissário (Educação, Emprego e Assuntos Sociais), Manuel Marín é por todos reconhecido como sendo o Pai do Programa Erasmus, iniciativa que permitiu, desde a sua criação (em 1987), que mais de 3 milhões de jovens prosseguissem os seus estudos em outros países do espaço europeu. 
Em 2000, regressado de Bruxelas para as Cortes de Espanha, Manuel Marín assume novamente o mandato de Deputado, exercendo a Presidência do Congresso dos Deputados de Espanha entre 2004 e 2008.

Homem bom, Democrata e Socialista, Manuel Marín deixa um enorme vazio na cena política de Espanha, que tanto lhe deve.

Em meu nome e em nome da Assembleia da República, e através de Vossa Excelência, apresento o mais sentido pesar à família e amigos de Manuel Marín, bem como ao Congresso dos Deputados de Espanha.

Eduardo Ferro Rodrigues 
Presidente da Assembleia da República»

Acessibilidade Ficha técnica Administrador Reserva de Propriedade
© Assembleia da República