Bem-vindo à página da Comissão Parlamentar

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Versão áudio Contactos Mapa do site Website da AR Executar Pesquisa
Composição
Apresentação e Actividades
Competências
Regulamento
Orçamento, Planos e Relatórios de Actividade
Presidente
Reuniões
Deslocações e Eventos
Relatórios
Grupos de Trabalho
Arquivo de Iniciativas
Arquivo de Petições
Arquivo de destaques
Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
    Encerrado - Período de atividade [2009-11-12 a 2011-06-19]
Imprimir página
Boas-vindas do Presidente

 

 O Presidente da Comissão


Vivemos num mundo cada vez mais global, em que cada vez maior número de acontecimentos, de decisões ou de factos nos diz respeito ou nos afecta, directa ou indirectamente. E há também, por outro lado, determinados objectivos estratégicos fundamentais que o nosso país deve prosseguir e atingir no mundo, tanto no quadro das relações com outros Estados, como no âmbito das organizações internacionais de que Portugal é membro.

 

O que determina o carácter estratégico desses objectivos é o facto de se tratar, umas vezes, de áreas ou matérias que são essenciais à nossa existência como país e, noutras vezes, de questões, de acções ou de medidas de que podemos extrair benefícios para o progresso de Portugal, para o nosso desenvolvimento económico e social, para o bem-estar e o futuro dos nossos cidadãos.

 

Por isso, é tão importante que a cidadania acompanhe de perto a nossa política externa, esteja consciente e informada a respeito dela e possa mobilizar-se sempre que seja necessário ou adequado.

 

Na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas apreciamos todas as iniciativas legislativas (e outras de incidência parlamentar) respeitantes ao relacionamento de Portugal com o mundo, nomeadamente no que concerne à cooperação com os países de língua oficial portuguesa e com as regiões onde existem comunidades lusas. Prestamos também uma forte atenção à afirmação, à consolidação e à valorização do estatuto internacional da Língua Portuguesa e, nesta legislatura, vamos seguir de muito perto o desenvolvimento do novo Serviço Europeu de Acção Externa, no quadro da União Europeia. E procuramos debater e agir em todos os domínios em que, no plano internacional, se jogam e estão em causa os interesses nacionais, isto é, de Portugal e de cidadãos portugueses.

Fazêmo-lo na CNECP em representação precisamente dos cidadãos portugueses. Mas, por causa da “aldeia global” em que vivemos e para tornar esta globalidade cada vez mais próxima de cada um, atribuímos uma elevada importância à capacidade de interagir permanentemente com os cidadãos, com os eleitores, usando as novas ferramentas de comunicação electrónica.

 

Sejam muito bem-vindos à página da CNECP, a vossa Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, na Assembleia da República. Estamos para vos servir.

 

 

O Presidente da Comissão
  José Ribeiro e Castro

 

Acessibilidade Acessibilidade Ficha técnica Administrador Reserva de Propriedade Política de Privacidade Cookies
© Assembleia da República