Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Destaque

16 janeiro | Audição do  Senhor Embaixador da Irlanda, no âmbito da Presidência irlandesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2013
16 janeiro | Audição do Senhor Embaixador da Irlanda, no âmbito da Presidência irlandesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2013


A Irlanda assume, pela 7.ª vez, a Presidência do Conselho da União Europeia, no ano em que se comemoram os 40 anos da adesão deste país à UE.

Apresentação em Powerpoint sobre as prioridaes da Presidência irlandesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2013



Durante o semestre em que presidirá aos destinos da UE, a Irlanda dará a prioridade à estabilidade económica, ao crescimento e ao emprego, questões que considera primordiais.

Será a sétima vez que a Irlanda assume a presidência da UE, numa altura que se comemoram os 40 anos da adesão deste país à UE.

A Irlanda tentará impulsionar o Pacto para o Crescimento e o Emprego, um pacote de medidas nos domínios da consolidação orçamental, concessão de empréstimos, desemprego, comércio internacional e outras áreas com potencial para criar emprego e gerar crescimento.

Entre as restantes prioridades da presidência irlandesa, destaca-se a adoção de novas regras nos domínios seguintes:

- reconhecimento das qualificações profissionais noutros países da UE

- modernização dos processos de adjudicação dos contratos públicos

- direitos dos trabalhadores destacados noutros países da UE>br>


Para fomentar a inovação e a investigação, a Irlanda procurará concluir as negociações sobre a próxima ronda de financiamento da UE, conhecida como o programa Horizonte 2020 , e promover, em especial, a nanotecnologia, a fotónica, as técnicas de produção avançadas, a computação em nuvem e a computação de alta velocidade.

A economia europeia

Para restaurar a confiança na economia europeia, a Irlanda velará por que o novo sistema de coordenação económica e orçamental da UE se centre em questões fundamentais como os salários, a indexação salarial, a reforma do mercado de trabalho, as pensões, a educação e a pobreza.

Orçamento da UE

Uma vez que os líderes europeus não chegaram a acordo em novembro quanto ao orçamento da UE para 2014-2020, será organizada uma nova cimeira durante a presidência irlandesa. Assim que os novos montantes tiverem sido aprovados, a Irlanda concentrará os esforços na forma como as verbas serão repartidas pelos vários domínios.

As prioridades da Irlanda neste campo são: a reforma da política agrícola comum e da política das pescas, as despesas na área da investigação e inovação, o financiamento das regiões mais pobres e o Mecanismo Interligar a Europa , que fomentará o crescimento e o emprego através de uma melhoria das infra-estruturas europeias.

Além das iniciativas destinadas a promover o crescimento e o emprego, a Irlanda dedicará também atenção ao ambiente, aos transportes, aos novos países que aderem à UE, à justiça e ao apoio ao desenvolvimento.

Em 1 de julho, a Lituânia sucederá à Irlanda na presidência da UE, que deterá até finais de 2013.

Fonte: Comissão Europeia

Dimensão Parlamentar da Presidência da Irlanda do Conselho da União Europeia