Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Iniciar sessão
Versão Inglesa Versão Francesa
Os cidadãos
* ComunicAR * Subscrever conteúdos * Versão áudio * ARtv-emissão em direto * Contactos * Mapa do site * Correio do cidadão Botão para executar a pesquisa Pesquisa avançada
Parlamento
Presidente
Deputados e Grupos Parlamentares
Registo de Interesses
Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital
Comissões Parlamentares
Fiscalização Política
Atividade Parlamentar e Processo Legislativo
Relações Internacionais
Delegações Permanentes
Grupos Parlamentares de Amizade
Cooperação Interparlamentar
Visitas Oficiais à Assembleia da República
Boletim - Arquivo
Destaques - Arquivo
Assuntos Europeus
Orçamento do Estado e Contas Públicas
Revisões Constitucionais
Diário da Assembleia da República
Gestão do Parlamento
Biblioteca, Arquivo e Documentação
Legislação
Livraria Parlamentar
Prémio Direitos Humanos

Relações Internacionais

Imprimir página
Destaque
Conferência conjunta “Promoting better regional cooperation towards smart and humane migration across the Mediterranean” e reunião do Bureau da Comissão Económica, Social e Ambiental | 16 e 17 de novembro | La Valleta
 
Conferência conjunta “Promoting better regional cooperation towards smart and humane migration across the Mediterranean” e reunião do Bureau da Comissão Económica, Social e Ambiental | 16 e 17 de novembro | La Valleta    
No âmbito das atividades da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM) e da União Interparlamentar (UIP) decorreu a Conferência conjunta “Promoting better regional cooperation towards smart and humane migration across the Mediterranean”, reuniu também o Bureau da Comissão Económica, Social e Ambiental da APM.

Nos últimos anos, um número crescente de pessoas abriu caminho para a Europa pelo Mediterrâneo para fugir dos conflitos em curso e da repressão ou buscar de um meio de subsistência na ausência quaisquer oportunidades económicas nos seus países de origem. A magnitude e a urgência da corrente situação exigem medidas a longo prazo assegurando assim que a migração seja governada de forma justa, inteligente e humana, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Neste contexto, os parlamentos e os seus membros têm um papel crítico a desempenhar na adoção adequada de legislação, garantindo que políticas efetivas estejam a ser implementadas e também na mobilização de apoio público para tais ações.

Esta conferência explorou o que isso significa concretamente para os países recetores, países de trânsito e países de origem. Identificou etapas em que os parlamentos destes países podem assumir, inclusive, através de uma coordenação e cooperação regional e inter-regional mais forte, para ajudar a garantir uma migração justa, inteligente e humana.

As Delegações Permanentes da Assembleia da República da APM e da UIP fizeram-se representar pelos Deputados Pedro Roque (PSD), Presidente da APM, Vice-Presidente da Delegação da AR à APM e Presidente da Comissão Económica, Social e Ambiental da APM, Deputado Duarte Pacheco (PSD), Presidente da Delegação da AR à UIP, Vice-Presidente Jorge Lacão (PS), Vice-Presidente da Delegação da AR à UIP e pela Deputada Maria das Mercês Borges (PSD), membro da Delegação da AR à APM.
 
Símbolo da acessibilidade Acessibilidade Ficha técnica Administrador Reserva de Propriedade Política de Privacidade Cookies
© Assembleia da República