Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Eleiçao do Deputado Duarte Pacheco (PSD) para Presidente do Grupo Geopolítico dos Doze Mais na 135ª Assembleia Geral da União Interparlamentar | 23 a 27 de outubro de 2016 | Genebra (Suíça)
Eleiçao do Deputado Duarte Pacheco (PSD) para Presidente do Grupo Geopolítico dos Doze Mais na 135ª Assembleia Geral da União Interparlamentar | 23 a 27 de outubro de 2016 | Genebra (Suíça)
O Deputado Duarte Pacheco (PSD), Presidente da Delegação Permanente da Assembleia da República à União Interparlamentar (UIP), foi eleito Presidente do Grupo Geopolítico dos Doze Mais, por aclamação.

A eleição realizou-se no âmbito dos trabalhos da 135ª Assembleia Geral da União Interparlamentar.

O Deputado Duarte Pacheco, é também Vice-Presidente da Comissão Permanente de Paz e Segurança Internacional da UIP e foi eleito sucessivamente, em 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015 Auditor Interno da UIP.

A UIP é, atualmente, a organização internacional dos Parlamentos do Estados soberanos. Nos termos dos seus Estatutos, partilha os objetivos da Organização das Nações Unidas e apoio os seus esforços, trabalhando com ela em estreita colaboração.

Tem como objetivo central fomentar as relações pessoais entre os membros de todos os Parlamentos e reuni-los numa ação comum tendente a manter e assegurar a plena participação dos respetivos Estados na consolidação e desenvolvimento das instituições representativas e na promoção da paz e cooperação internacional, apoiando sobre tudo os objetivos das Nações. Pronuncia-se sobre todos os problemas internacionais suscetíveis de solução por via parlamentar e apresenta sugestões com vista ao desenvolvimento das instituições parlamentares, melhoria do seu funcionamento e realce do seu prestígio.

O Grupo dos Doze Mais, onde Portugal se insere, é um órgão de coordenação que reúne grupos nacionais no seio da União Interparlamentar cujos parlamentos são baseados em democracias ocidentais multipartidárias e outros princípios democráticos consagrados na Convenção Europeia dos Direitos do Homem. A composição do grupo inclui aqueles que eram membros com adoção destas regras, sendo constituído pelos seguintes países: Albânia, Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Canadá, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Malta, Mónaco, Montenegro, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido Roménia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Observadores: Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e o Parlamento Europeu

Genebra, 27 de outubro de 2016

UIP | Grupo dos Doze Mais