Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Conferência Mundial do e-Parliament | 3-5 de dezembro de 2018 | Genebra
Conferência Mundial do e-Parliament | 3-5 de dezembro de 2018 | Genebra
No âmbito das atividades promovidas pela União Interparlamentar (UIP), realiza-se a oitava Conferência Mundial do e-Parliament, intitulada «Parlamentos, tecnologia e inovação», terá lugar no Centro Internacional de Conferências de Genebra (CICG). A Conferência Mundial do e-Parliament é organizada pela União Interparlamentar (UIP).

As tecnologias digitais estão agora firmemente incorporadas a práticas de governança e tecnologia claramente identificadas na maioria dos parlamentos.

A transmissão digital e a transmissão de vídeo superaram a transmissão tradicional. O uso de mensagens instantâneas teve um aumento significativo, enquanto o uso de media social também continua a aumentar.

A “inovação” será, o tema da Conferência do e-Parliament no mundo de 2018. A pista política examinará o impacto de novas ferramentas no trabalho de um parlamentar e na instituição do parlamento. Enquanto isso, o caminho técnico entrará em detalhes sobre as abordagens inovadoras que os parlamentos estão a desenvolver para apoiar os parlamentares e desempenhar as funções centrais da instituição.

A conferência contará com os seguintes destaques:

1. Lançamento do Relatório Mundial e-Parliament 2018;
2. Lançamento do Centro de Inovação no Parlamento;
3. Keynote sobre inovação e seu significado no contexto parlamentar;
4. Blocos temáticos para permitir uma discussão aprofundada de questões políticas e técnicas.
5. Sessões “não confidenciais” cujos temas serão definidos pelos participantes da conferência, com base em nos seus interesses e prioridades. Será dada especial atenção à forma como a inovação acontece em diferentes contextos (por exemplo, pequenos parlamentos, parlamentos com infraestruturas de TIC limitadas, novos parlamentos, etc.
6. Uma “vitrina parlamentar” onde os parlamentos podem demonstrar suas inovações e contar as histórias de como elas foram realizadas.

A Conferência de 2018 visa destacar e promover o papel que a tecnologia desempenha na inovação no parlamento. As ideias-chave que sustentam a inovação no parlamento são:

1. tornar o parlamento mais aberto e transparente, para que todos os cidadãos possam conhecer e entender o que o parlamento está fazendo;
2. tornar o parlamento mais representativo e inclusivo, criando mais oportunidades para os cidadãos participarem no trabalho parlamentar.

Os principais objetivos da Conferência são:

- Fazer um balanço das tendências globais recentes no uso da tecnologia dentro e fora dos parlamentos, assim como os desafios críticos enfrentados pelos parlamentos e pela democracia em geral nesta era da informação;
- Definir o conceito de "inovação" e a sua relevância no contexto parlamentar;
- Considerar como os parlamentos podem desenvolver uma cultura de inovação dentro de sua instituição;
- Desenvolver boas práticas para os parlamentares no uso inovador de ferramentas tecnológicas;
- Apresentar exemplos específicos de como os parlamentos e parlamentares estão a usar a tecnologia de maneiras inovadoras para apoiar ou impulsionar transformações positivas;
- Deliberar e encontrar formas de partilhar a inovação entre os parlamentos, recorrendo a novas oportunidades de criação de redes e colaboração interparlamentares.

A Conferência Mundial e-Parliament é o fórum bienal da comunidade parlamentar sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Aborda, a partir das perspetivas políticas e técnicas, como as TIC podem ajudar a melhorar a representação, a elaboração de leis e a supervisão e aumentar a abertura, a acessibilidade, a responsabilidade e a eficácia do parlamento.

Sete Conferências Mundiais de e-parlamentos foram realizadas desde 2007, mais recentemente na Câmara dos Deputados do Chile em Valparaíso em 2016. Conferências têm apresentado tecnologias parlamentares de várias perspetivas e níveis, e como estas são aplicadas para apoiar e melhorar os processos parlamentares.