Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Arquivo Histórico Parlamentar (Sala dos Arcos)

Arquivo Histórico Parlamentar

A sala de leitura do Arquivo Histórico Parlamentar, também designada Sala dos Arcos, está situada numa das áreas de armazenamento do antigo mosteiro.

A designação de Sala dos Arcos advém do efeito causado pelos quatro pilares sobre os quais se apoia o teto, em dupla abóbada de arestas, e que, formando uma galeria, dividem o espaço em duas alas.

O pavimento de tijoleira data dos anos 60 do século XX quando o espaço era ocupado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

É um dos raros espaços monásticos ainda existentes no Palácio de S. Bento. 

Neste local, os utilizadores podem consultar a documentação referente aos quase 200 anos de história constitucional portuguesa.

O arquivo parlamentar foi criado em 1821, ficando inicialmente instalado no Palácio das Necessidades onde se reuniam as Cortes. Mais tarde, em 1834, foi transferido com as duas Câmaras do Parlamento para o Mosteiro de São Bento da Saúde.

Em 1821, com as primeiras Cortes Gerais do Reino, foi criada uma secretaria dividida em duas secções: uma destinada ao expediente das Cortes e a outra ao expediente das Comissões Parlamentares, ambas com funções de Arquivo. Em 1826, com a vigência do sistema bicameral, passaram a existir dois Arquivos respetivamente de cada uma das Câmaras existentes. Com a implantação da República é constituído um arquivo único, que se mantém durante o Estado Novo e até à atualidade. A designação de Arquivo Histórico data de 1977.

Sala da leitura do Arquivo
Sala de leitura do Arquivo Histórico Parlamentar, José Carlos Aleixo, 2014.

 

Depósito do Arquivo
Depósitos do Arquivo Histórico Parlamentar, José Carlos Aleixo, 2014.