Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Esclarecimento sobre a notícia de homenagem a Passos Manuel

O DN publicou na sua edição de 1 de abril, na página 13, a notícia intitulada «Passos Manuel só agora homenageado» na qual refere que o político do século XIX não foi homenageado pela AR em 2012 e só o será agora.

O jornalista baseou-se na súmula da Conferência de Líderes nº 51, mas a referência de homenagem que ali se faz é ao compositor Marcos Portugal e não a Passos Manuel, que já foi homenageado pela AR o ano passado.

Isto é, o que se decidiu na Conferência de Líderes foi homenagear, em 2013, o compositor Marcos Portugal, à semelhança do que se fez, em 2012, com Passos Manuel, por impossibilidade de se proceder à trasladação dos seus restos mortais, devido a restrições orçamentais.

Quanto à homenagem a Marcos Portugal, esta aguarda uma proposta de programa por parte da Universidade Nova de Lisboa, a entidade proponente.

Assim, a homenagem a Passos Manuel teve lugar no ano passado, no dia 17 de Janeiro de 2012, primeiro na Escola Secundária Passos Manuel, com o descerramento junto ao seu busto da placa alusiva aos 150 anos da sua morte, com uma intervenção do Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Nesse mesmo dia, na Assembleia da República, procedeu-se ao descerramento de um texto alusivo na Biblioteca e um outro nos Passos Perdidos. A cerimónia dedicada a Passos Manuel, que decorreu na Sala do Senado, teve a participação do ator João Grosso, do Teatro D. Maria II e dos alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo terminado com intervenções do Presidente da Academia Nacional de Belas-Artes e da Presidente da Assembleia da República.

01.04.2013