Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Presidente da Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de Simone Veil
30 de junho

Tendo tomado conhecimento do falecimento de Simone Veil, Antiga Presidente do Parlamento Europeu, aos 89 anos, o Presidente da Assembleia da República endereçou uma mensagem de pesar à sua família. É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:

"Foi com grande pesar que tomei conhecimento da morte de Simone Veil.

Simone Veil ilustrou-se pela dignidade e pela defesa de uma sociedade mais justa. Das sombras dos horrores de Auschwitz e de Bergen-Belsen ergueu-se na luta pela igualdade de direitos das mulheres, na defesa dos direitos humanos, e no combate ao antissemitismo.

Mulher de ação, deixou um legado duradouro, como Ministra (da Saúde, dos Assuntos Sociais e do Ordenamento), como a primeira Presidente do Parlamento Europeu, como Deputada ao Parlamento Europeu, como intelectual e como cidadã.
Em 2008, a Assembleia da República teve a honra de a acolher na Cerimónia de Entrega do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, com que muito justamente foi galardoada.

À família enlutada transmito os meus votos de profundas condolências.

Que a sua memória continue presente em todos nós.
Eduardo Ferro Rodrigues"

O Presidente Eduardo Ferro Rodrigues apresentou igualmente as condolências da Assembleia da República ao Presidente da Assembleia Nacional Francesa, François de Rugy, e ao Embaixador da República Francesa em Lisboa, Jean-Michel Casa.

30.06.2017