Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Guilherme d'Oliveira Martins preside às Comemorações dos 200 anos do constitucionalismo português
​ ​​Guilherme d'Oliveira Martins vai presidir às comemorações dos 200 anos do constitucionalismo português, sob o lema "Celebrar a Liberdade, 200 anos de Constitucionalismo". 

A iniciativa das comemorações e o convite partiram do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, por entender que "a sede da soberania popular, tendo como dever velar pelo cumprimento da Constituição da República Portuguesa, não podia ficar indiferente a esta efeméride, nem deixar de contribuir para a divulgação pública da atualidade dos ideais liberais, republicanos e democráticos, quando estamos a caminho dos 200 anos da revolução liberal e do constitucionalismo português".

Guilherme d'Oliveira Martins terá como missão conceber uma programação à altura deste marco histórico, para a qual contará com todo o apoio dos serviços do Parlamento, que asseguram a assessoria e a execução. As atividades deste projeto serão articuladas com o Grupo de Trabalho para os Assuntos Culturais.   

As raízes do moderno constitucionalismo português estão na Revolução Liberal de 1820 e na Constituição de 1822, sendo que o caminho para 1820 teve influências externas várias e passou por diversos acontecimentos nacionais: as movimentações liberais de 1817 ou a criação do Sinédrio em 1818 são exemplos que começarão a ser evocados já este ano. 

03.02.2017