Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Um ano

​​​​​​​Há precisamente um ano, a 23 de outubro de 2015, tive o privilégio de ser eleito Presidente da Assembleia da República, à primeira volta e por voto (secreto) dos meus pares.

Um ano cheio de entusiasmo, exigência e responsabilidade.

Uma enorme responsabilidade e um enorme orgulho para quem, como eu, procurou dedicar toda a sua vida à causa pública, tanto no Governo como na vida partidária e no Parlamento.

Apesar das divergências naturais e do caráter inovador das soluções políticas encontradas para a formação do Governo, pude contar ao longo deste ano com a lealdade institucional e o respeito pelas regras constitucionais e regimentais de todos os deputados e de todos os Grupos Parlamentares.

Pude ainda beneficiar da excelente cooperação com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e com o Primeiro-Ministro, António Costa, ambos a iniciar funções neste último ano.

Tive ao meu lado Vice-Presidentes e Secretários da Mesa competentes, solidários e sempre disponíveis para servir a Assembleia da República.

Todos contribuíram, cada um à sua maneira e com as suas competências próprias, para a desejável normalização do clima político e social em Portugal.

A valorização dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa e a qualidade da democracia foram causas em que me empenhei neste último ano.

As comemorações oficiais dos 40 anos, nas suas múltiplas dimensões; as inúmeras atividades culturais e de relações externas em que participei; o projeto Parlamento Digital – foram novas frentes de trabalho e intervenção do parlamento que se vieram somar às atividades regimentais e protocolares sempre exigentes.

A quantidade e a qualidade do trabalho desenvolvido não teria sido possível sem o profissionalismo e a dedicação dos funcionários que estão ao serviço da Assembleia da República.

Permitam-me ainda que destaque um momento parlamentar especial neste ano cheio de emoções, e repleto de acontecimentos marcantes na vida do País e do Mundo, alguns tristes, como o desaparecimento de eternos presidentes como Almeida Santos e Barbosa de Melo, e outros momentos de grande felicidade, como a recente a eleição de António Guterres para o cargo de Secretário-Geral da ONU.

Recordo aqui o momento em que a Assembleia da República homenageou os antigos deputados à Assembleia Constituinte, atribuindo-lhes o título de Deputados Honorários e reunindo-os na Sala das Sessões, evocando nesse mesmo momento a memória dos que já partiram.

Foi um importante momento de valorização do mandato parlamentar, do mandato daqueles que souberam convergir no essencial das instituições e da estratégia, há 40 anos, e dos mandatos de todos aqueles que ao longo dos últimos 40 anos contribuíram para os avanços da democracia portuguesa.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

23.10.2016