Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
António Guterres estará «à altura da complexidade dos problemas do mundo atual»

​​O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, considerou hoje que António Guterres será «certamente um Secretário-Geral da ONU à altura da complexidade dos problemas do mundo atual».

 

«Foi com enorme satisfação que tomei conhecimento da votação que hoje terminou, com a quase certeza que António Guterres será o próximo Secretário-Geral das Nações Unidas», referiu Eduardo Ferro Rodrigues, numa nota enviada aos órgãos de comunicação social.

 

O Presidente da Assembleia da República adiantou que já telefonou a António Guterres para o felicitar, confessando a sua «comoção por este sucesso de um dos melhores de todos nós» e a emoção que sentiu quando falou com o antigo Primeiro-Ministro português.

 

«Espero amanhã, quando estiver em Bratislava (na Cimeira Informal de Presidentes dos Parlamentos da União Europeia), poder festejar a efetiva eleição de António Guterres, que será, certamente, um Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas à altura da complexidade dos problemas do mundo atual», realçou o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues.

 

O antigo Primeiro-Ministro português António Guterres foi hoje indicado como Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-Geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

 

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15 votos), sem qualquer veto. Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar já esta quinta-feira, 6 de outubro, uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

 

05.10.2016