Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Faleceu o antigo Deputado Cristóvão Guerreiro Norte (1938-2016)
28 de novembro

​​​​Natural de Almancil, Cristóvão Guerreiro Norte foi fundador do PPD - Partido Popular Democrático (atual PSD) no Algarve e o único Deputado eleito do PPD pelo círculo de Faro nas eleições à Assembleia Constituinte, em 1975.

Foi também Deputado à Assembleia da República entre as I e V Legislaturas (1976-1991).
 
Em abril de 2016, no âmbito das Comemorações dos 40 anos da Constituição​, recebeu o título de Deputado Honorário.

 
 


Mensagem de pesar endereçada pelo Presidente da Assembleia da República à família do Dr. Cristóvão Guerreiro Norte e ao Partido Social Democrata, através do seu Presidente, Dr. Pedro Passos Coelho. 
 

Tendo tomado conhecimento do falecimento do Deputado Constituinte, Antigo Deputado à Assembleia da República e Deputado Honorário Cristóvão Guerreiro Norte, apresento à sua família e ao Partido Social Democrata, em meu nome e em nome da Assembleia da República, sentidas condolências.

O Senhor Deputado Cristóvão Guerreiro Norte foi um dos Deputados que, vindos de origens políticas, sociais e geográficas muito diferentes, souberam distinguir o essencial do acessório, tiveram a generosidade de separar os seus objetivos identitários e os interesses do País, e convergir, assim, no programa de desenvolvimento democrático que é a Constituição da República Portuguesa.

Deixa-nos o fundador do então Partido Popular Democrático (hoje PSD) no Algarve e o único Deputado eleito por Faro nas listas daquele Partido às Eleições Constituintes de 1975, mas fica o seu legado, precisamente o seu contributo para a bússola de valores que ainda hoje nos rege.

Como tive oportunidade de afirmar na Cerimónia de Homenagem de abril passado, os Deputados à Assembleia Constituinte de 1975 – 1976 são os verdadeiros heróis da Democracia.

É assim que recordaremos o Senhor Deputado Cristóvão Guerreiro Norte.


Eduardo Ferro Rodrigues 
Presidente da Assembleia da República

28.11.2016