Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Mensagem do Presidente da Assembleia da República pelos 60 Anos da Fundação Calouste Gulbenkian
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, endereçou uma mensagem de felicitações ao Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, por ocasião dos 60 Anos da Fundação, que se assinalam hoje, 20 de julho. É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Eduardo Ferro Rodrigues:

"Senhor Presidente, 

Assinalando-se hoje os 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, não poderia deixar de pessoalmente me associar a esta efeméride, e de endereçar uma saudação muito especial, em meu nome e em nome da Assembleia da República.

Há 60 anos, quando Portugal se encontrava "orgulhosamente só", a Fundação Gulbenkian foi capaz de abrir o País à Europa e ao Mundo, funcionando como verdadeiro Ministério da Cultura e da Ciência antes de a Democracia institucionalizar estes domínios de ação do Estado, contribuindo assim para criar públicos e fomentar a cidadania.

A Fundação Gulbenkian foi, e é, uma referência no apoio ao conhecimento, destacando-se pelo seu papel decisivo na formação e afirmação de gerações de artistas, quadros e investigadores, e pelo apoio a projetos que, de outra forma, nunca teriam visto a luz do dia.

Como em 1956, a Gulbenkian continua a ser, em 2016, uma instituição à frente do seu tempo, atenta à diversidade das expressões artísticas num Mundo em permanente mudança.

Do setor social à ciência, passando pela economia e a política, a Gulbenkian é palco dos grandes debates – no magnífico espaço que acolhe a Fundação, e fora de portas.

Como afirmou José de Azeredo Perdigão – primeiro Presidente do Conselho de Administração, cujo legado quero igualmente assinalar – «(…) o dia de ontem não é de hoje, nem o de amanhã será o de hoje».

É isto que esperamos da Gulbenkian, antecipando hoje o Portugal de amanhã.

Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República"

 

 

20.07.2016