Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Mensagem do Presidente da Assembleia da República ao Comité Olímpico Português e aos atletas nacionais que se qualificaram para os Jogos do Rio 2016
​​​​​Saúdo o Comité Olímpico Português e em particular todos os atletas nacionais que se conseguiram qualificar para os Jogos do Rio 2016. 


Quero que saibam que o vosso esforço e a vossa dedicação constituem um magnífico exemplo para todos os portugueses.

A prática desportiva é um fator de saúde pública e um veículo de valores essenciais à vida em sociedade: os valores do esforço individual, da solidariedade, do respeito pelas regras. Esses valores estão bem presentes nas Olimpíadas.

O Desporto é hoje um Direito democrático. Por tudo o que representa, é importante que seja exercido pelo maior número de pessoas e que Estado e a sociedade, através das federações desportivas, dos clubes e associações, criem as condições para esse exercício.

O nível a que chegaram, o Desporto de Alta Competição, pela justa visibilidade que adquiriu, serve de inspiração a todos. Mas é importante nunca perdermos de vista que estamos a falar do topo da pirâmide: para que alguns possam atingir os mínimos olímpicos, é necessário muitos façam desporto.

Sei que os atletas olímpicos são os primeiros a reconhecê-lo e os melhores embaixadores desta mensagem.

É essencial que a base do Desporto nacional funcione bem e seja apoiada, e essa base está na escola, nas localidades, nas associações.

Desejo-vos os maiores sucessos no Rio. Os vossos sucessos serão os sucessos de Portugal. A vossa participação irá engrandecer os valores universais do Desporto: os valores do esforço individual, da solidariedade e do respeito pelas regras.

O Presidente da Assembleia da República,
Eduardo Ferro Rodrigues

05.08.2016