Bem-vindo à página oficial da Assembleia da República

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
 
Grupo de Trabalho "ad hoc" para a temática dos incêndios florestais
Comunicado
​​

​​​​​​COMUNICADO

Grupo de Trabalho ad hoc para a temática dos incêndios florestais

 

  1. Conforme decisão unânime da Conferência de Líderes de 10 de agosto, a Assembleia da República reuniu esta quinta-feira com o Governo tendo em vista a obtenção de uma informação detalhada sobre a situação dos incêndios que assolam o país.
    O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, fez aos representantes de todos os Grupos Parlamentares um ponto de situação da evolução registada nos últimos dias, dos meios humanos e técnicos empregues, da configuração geográfica do dispositivo de combate aos incêndios, da estratégia de pré-posicionamento daqueles meios, dos apoios internacionais concretos recebidos e dos cenários que estão elaborados face às previsões meteorológicas para os próximos dias.
    ​Esta informação foi aprofundada na visita que a delegação parlamentar efetuou seguidamente à Sala de Situação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em que o comando operacional forneceu aos deputados dados precisos sobre ocorrências, tipologia das respetivas causas e progressão da disposição das forças de combate aos incêndios.
  2. Face à informação detalhada recebida, a Assembleia da República afirma a sua sentida solidariedade com todas as vítimas deste flagelo e exprime, em nome do povo que representa, o seu reconhecimento pelo inestimável trabalho de todos os homens e mulheres que combatem neste momento os incêndios, com especial destaque para os bombeiros, mas também as forças armadas e de segurança, os profissionais de saúde diretamente envolvidos, os autarcas e as populações que não se têm poupado a nenhum esforço para combater o fogo, tantas vezes com risco da própria vida.
  3. Ciente de que, não obstante a ilimitada dedicação das forças de combate aos incêndios, as condições climatéricas previstas para os próximos dias não se afiguram favoráveis, a Assembleia da República insta todos os portugueses a adotarem comportamentos responsáveis que previnam a ocorrência de fogos e acompanhará com a máxima atenção a evolução da situação. 
 ​
Eduardo Ferro Rodrigues
Presidente da Assembleia da República

​José Manuel Pureza
Vice-Presidente da Assembleia da República  
Coordenador do Grupo de Trabalho ad hoc para a temática dos incêndios florestais

 
Palácio de São Bento, 12 de agosto de 2016

12.08.2016